Choro do bebê: como identificar o problema

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Entenda por que o  bebê chora tanto e como lidar com isso

Nos começo da vida, o seu filho não possui muitas maneiras de se comunicar. Suas opções são a expressão facial, principalmente o olhar, e o choro. Por isso, seu bebê derrama tantas lágrimas. Para descobrir qual é o problema, é preciso fazer algumas tentativas. “Tente entender por exclusão, checando algumas coisas do conforto dele, como ver se está com a fralda suja ou se tem fome.  Às vezes o motivo do choro pode ser uma sensação de abandono ou medo”, conta o pediatra Paulo Rogério Gallo, professor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

No início o choro do bebê sempre ocorre por um motivo. “Passado os cinco ou seis meses de vida as lágrimas do pequeno já podem vir devido a uma manhã, querer um colo”, diz a pediatra Alessandra Cavalcante, do Hospital e Maternidade São Luiz.

Cadastre-se

Quando o pequeno está chorando é comum a mãe ficar sacudindo ele em seu colo com o objetivo de acalmá-lo. “Pensar que isto tranquiliza o bebê é um mito. Quando é um balanço leve tudo bem, mas movimentos bruscos não acalmam ninguém. A criança até pode parar de chorar, mas não será porque isso a sossegou, o ato pode até mudar a percepção que ela tem do mundo”, alerta Gallo.

Saiba mais sobre como diferenciar o choro do bebê aqui.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários