Coisas que ninguém te conta sobre os bebês

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

As cólicas serão mais frequentes do que você imagina, é normal o bebê vomitar e muito mais

O bebê nasce e junto com ele vem uma série de descobertas. Nos primeiros meses de vida do pequeno, seus familiares e amigos podem até ter te contado sobre algumas mudanças que ocorrem, mas certamente há muitas coisas sobre os bebês que eles provavelmente não mencionaram. A seguir, listamos as principais coisas inesperadas que o bebê faz:

O bebê provavelmente terá cólicas

Cadastre-se

Infelizmente, boa parte dos bebês terá cólicas nos primeiros três meses de vida. “Elas podem durar de 30 minutos a 3 horas e ocorrem uma vez ao dia”, explica a pediatra Lucia Diehl, membro da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul. As cólicas podem ser aliviadas com bolsas de água quente, massagens e muito mais. Veja como aliviar as cólicas do bebê aqui.

O bebê pode trocar o dia pela noite

Ao nascer, o bebê não sabe que se dorme durante a noite e as chances dele trocar o dia pela noite são altas. Veja como lidar com bebês que trocam o dia pela noite aqui. Além disso, saiba que o pequeno necessita de muitas horas de sono, por isso, é esperado que ele durma durante o dia também. Saiba mais sobre a importância das sonecas do bebê aqui.

É normal o bebê vomitar

Seu bebê vomitou? Calma, isso é normal. “Até os 9 meses de vida o bebê ainda tem um músculo no sistema digestivo que não está completamente formado. Então, é normal que ele vomite com certa frequência. Os vômitos são preocupantes quando vem acompanhados de muito choro do pequeno”, explica Lucia Diehl.

Extremidades geladas

Nos primeiros meses de vida o controle térmico do bebê ainda não é muito bom, por isso, o organismo utiliza boa parte de sua energia para manter o calor nos órgãos vitais. Deste modo, é normal que as extremidades fiquem mais frias. Veja como saber se o bebê está com frio aqui.

Obstrução nasal

Nos primeiros seis meses de vida é normal que o bebê tenha uma obstrução nasal. “Não é uma gripe, é algo que ocorre até mesmo pela fisiologia do pequeno”, observa Lucia Diehl. Saiba como limpar o nariz entupido do bebê aqui.

Frequência com que o bebê faz cocô varia muito

Seu bebê faz cocô frequentemente ao longo do dia? Ou seu bebê fica até cinco dias sem evacuar? Ambos os comportamentos são completamente normais. Os pequenos podem evacuar diversas vezes no mesmo dia, geralmente logo após ou durante as mamadas, mas também podem ficar de 3 a 5 dias sem evacuar. Saiba como diferenciar as idas frequentes ao banheiro de uma diarreia aqui. E veja quando a demora do bebê para evacuar é preocupante aqui.

Respiração diferente

A respiração do bebê é diferente do adulto e pode variar muito. “Uma hora ela pode ser mais rápida, depois mais devagar, depois como a do adulto, varia muito”, explica Lucia Diehl. Saiba mais sobre a respiração do bebê aqui.

Mama com frequência

Seu bebê quer mamar a toda hora? Calma, saiba que isto é completamente normal. E saiba também que é importante oferecer o peito sempre que o bebê quiser, é a chamada amamentação por livre demanda. Entenda melhor o que é e a importância da amamentação por livre demanda aqui.

Muito choro

Seu bebê chora bastante? Calma, saiba que isso é normal, afinal, o choro é a única maneira do pequeno se comunicar com os adultos. Desta maneira ele irá chorar quando estiver com fome, fralda molhada, com sono, cólicas, entre outros. Saiba quando a frequência com que o bebê chora é considerada preocupante aqui.

Veja todas as coisas que ninguém te conta sobre os recém-nascidos aqui.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários