Crianças que mordem: saiba o que fazer

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Os pais devem explicar para as crianças que mordem que existem regras a serem seguidas e que mordidas não são a solução

Mordidas entre os pequenos são comuns nas creches e escolinhas. Crianças que mordem precisam de uma atenção especial dos adultos e cuidados para evitar que o problema continue. “Quando os pequenos descobrem o poder dos dentes acabam usando, seja para agredir ou despertar a atenção. É uma forma de se expressar, considerada até normal, nada inusitado. O papel do adulto é mostrar que isso não se faz, sem jamais reprimi-la com punição e violência”, explica a psicopedagoga Cynthia Wood.

Além disso, procure explicar ao seu pequeno que existem regras na vida que precisam ser seguidas e que morder não é a solução. “Caso a criança tenha mordido um colega porque não quis dividir o brinquedo, o melhor é tirar o brinquedo dela, guardar e explicar que é preciso dividir”, conta Wood.

Cadastre-se

De acordo com psicóloga Maria Rocha, coordenadora pedagógica do colégio Ápice de Educação Infantil, em São Paulo, também é essencial cuidar para não estimular que a criança morda. “Os pais devem explicar que existem regras na vida e que o pequeno não pode fazer aquilo. Caso a criança tenha mordido um colega porque não quis dividir o brinquedo, o melhor é tirar o brinquedo dela, guardar e explicar que é preciso saber dividir”, ensina Cynthia Wood.

Segundo Maria Rocha, também é importante cuidar para não estimular que o filho morda. “Não se deve ficar falando sobre o assunto, pois isso pode alimentar um comportamento negativo e a criança pode acabar mordendo apenas para chamar a atenção”, diz Rocha.

Veja outras dicas de como educar os pequenos nesta reportagem do portal BebêMamãe.com. 

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários