Dar colo para o bebê: entenda a importância

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Veja os benefícios incríveis do colo para o bebê e muito mais

Quem não gosta de um colinho né? E para o bebê o colo da mamãe, do papai e de outros cuidadores irá proporcionar uma série de benefícios e ao contrário do que muitos dizem o bebê não o pede porque está fazendo manha. “Bebês não têm maturidade neurológica para fazerem manha e para manipularem os pais. Seus desejos e suas necessidades ainda se confundem e o colo é para eles seu refúgio e seu lugar de conforto”, conta a psicóloga Gabriella Demarque, da Equipe Shantala Neles.

No início, a necessidade de colo também tem a ver com a auto-regulação do bebê. “O colo regula seus batimentos cardíacos e a sua temperatura corporal e faz com que ele se sinta seguro novamente, enquanto o ato de embalar e balançar no colo traz para ele a sensação de que, como no útero quando sua mãe estava acordada e em movimento, tudo está ‘em ordem’ novamente”, afirma a psicóloga Patrícia Lomonaco, da Equipe Shantala Neles.

Cadastre-se

Pouco a pouco os sentidos do bebê vão se aguçar e ele terá mais interesse no ambiente ao seu redor, e a medida que se sente seguro, poderá explorar esse ambiente, voltando para o colo, por exemplo, apenas em momentos em que precisa restabelecer a sua sensação de segurança. “Alguns bebês precisarão de mais colo do que outros, porém o bebê nunca chora sem motivo”, afirma Gabriella Demarque.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários