Fraldas podem atrapalhar o bebê ao aprender a andar

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Diante dos resultados do estudo, os pesquisadores orientam deixar o bebê andar pelado

Uma pesquisa publicada na revista científica Developmental Science concluiu que tanto as fraldas descartáveis quanto as fraldas de pano podem atrapalhar o bebê ao aprender a andar.

Os cientistas observaram 60 bebês que estavam ou pelados, ou com fraldas de pano ou com fraldas descartáveis. Metade dos bebês do estudo tinha 13 meses e estavam aprendendo a dar os primeiros passos e a outra metade tinha 19 meses e já sabia andar bem.

Cadastre-se

Quando os 30 bebês com 13 meses foram andar pelados apenas 10 caíram. Porém, quando estavam usando fralda descartável 17 caíram e já com a fralda de pano este número subiu para 21!

Já entre os bebês de 19 meses apenas quatro caíram quando foram andar pelados ou usando fraldas descartáveis e 8 caíram quando usavam fraldas de pano. Tanto os bebês de 13 meses quanto os de 19 meses deram passos mais curtos quando usavam fraldas do que quando estavam pelados.

Como o estudo não foi feito por um longo período, não é possível prever como o uso constante das fraldas podem atrapalhar a capacidade de andar. Porém, os pesquisadores acreditam que deixar o bebê tentar andar e ou andar pelado ajuda a acelerar a capacidade dele de caminhar.

Claro que os especialistas não levaram em conta que deixar o bebê andar pelado pela casa pode envolver alguns acidentes com xixis e cocôs. Mas deixar o pequeno peladinho em um ambiente limpo e logo após ter feito xixi e/ou cocô não parece uma má ideia, não custa tentar né? Veja outras maneiras de estimular o bebê a andar aqui.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários