Ganho de peso do bebê: sinais de que está abaixo do esperado

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Reconheça os sinais que o corpo do seu bebê dá de que ele está ganhando pouco peso

Será que meu bebê está ganhando peso suficiente? Esta é uma dúvida comum entre as mães de bebês. O ganho de peso do bebê é acompanhado de perto nas consultas com o pediatra e este profissional provavelmente irá te avisar se algo estiver errado com o peso do bebê.

Porém, saiba que o bebê também dá alguns sinais de que não está ganhando peso suficiente que podem ser percebidos pelos pais.

Cadastre-se

Primeiro, é importante saber o quando de peso um bebê saudável deve ganhar. Por isso, saiba que é esperado que entre 1 e 4 meses de vida o bebê ganhe 700 a 900 gramas por mês. Já entre os 4 e 7 meses é esperado que o bebê ganhe entre 450 e 700 gramas por mês e aos 8 meses o bebê deve pesar entre 6.5 kg e 8 kg. E com um ano de vida é esperado que o bebê pese o triplo do que pesava ao nascer.

Lembrando que na primeira semana de vida é normal que o recém-nascido perca um pouco de peso, cerca de 10% de seu peso ao nascer. Após isso, seu pequeno começa a ganhar peso.

Além disso, bebês que não comem o suficiente, e por isso não estão ganhando peso, podem apresentar os seguintes comportamentos:

  • Perder interesse nas coisas ao redor;
  • Evitar olhar nos olhos;
  • Ficar irritado com maior facilidade;
  • Além de não ganhar peso o suficiente, o bebê também pode não crescer o suficiente, dentro do que é esperado pela curva de crescimento da Organização Mundial de Saúde. Nas consultas no pediatra, este profissional irá elaborar a curva de crescimento do seu bebê e ver se está dentro do esperado ou não;
  • Não atingir os marcos do desenvolvimento dentro do tempo esperado. Por exemplo, demorar mais do que o esperado para sentar, engatinhar, andar e falar. Veja quais os marcos do desenvolvimento dos 0 aos 6 meses aqui e os marcos do desenvolvimento dos 6 aos 12 meses aqui;
  • O bebê que não ganha peso suficiente, pode não estar mamando o suficiente. Caso não esteja mamando o suficiente, seu bebê dá alguns sinais muito claros que você pode conferir aqui.

Quando entrar em contato com o pediatra

Caso você note que seu bebê está apresentando uma queda grande no ganho de peso é importante entrar em contato com o pediatra. Também converse com este profissional se seu bebê apresentar uma perda de apetite ou se você estiver com dificuldades para amamentar o seu pequeno.

Fontes consultadas: 

Academia Americana de Pediatria

Nemours Foundation

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários