Habilidades incríveis das mãos e dedos do bebê

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Veja quais as capacidades que o bebê irá desenvolver com as mãos até os 7 meses

Entre os 4 e 7 meses de vida, as mãozinhas e dedinhos do seu bebê passam por uma série de mudanças. Por volta dos 4 meses, seu bebê ainda não tem grandes habilidades com as mãos e dedos. Então, ele apenas irá conseguir juntar os objetos para si.

Porém, conforme os meses passam, as habilidades do bebê aumentam. E você começará a ver seu bebê usar o dedão e o dedo indicador ou o dedo do meio para realizar o movimento de pinça. E assim ele conseguirá pegar objetos pequenos. Caso você ensine seu bebê, é capaz que ele consiga até mesmo estalar os dedos!

Cadastre-se

Conforme seu bebê aprende a abrir e fechar os dedos de acordo com sua vontade, ele irá se divertir muito deixando as coisas caírem e arremessando os objetos. Assim, se você deixar algum objeto próximo do cadeirão do seu bebê, ele certamente irá jogá-lo no chão e depois dar gritinhos para que alguém devolva o objeto a ele para que possa jogá-lo novamente.

Nesta fase, uma boa ideia é oferecer bolas macias e outros objetos macios para o seu bebê, já que ele está em uma fase na qual irá adorar arremessar objetos. Nesta fase uma experiência interessante para fazer com seu bebê é sentar no chão com ele e rolar uma bola na direção dele, no início seu bebê não entenderá bem, mas com o tempo conseguirá mandar a bola de volta para você.

Conforme a coordenação do bebê melhora, ele poderá investigar melhor os objetos que segura. Então, o pequeno irá segurar os objetos, sacudi-los e passa-los de uma mão para a outra.

O bebê ficará particularmente intrigado por brinquedos com partes que se movem, como carrinhos com rodinhas que giram, bonecas com partes do corpo que se movem, entre outras. Buracos também irão chamar a atenção do seu bebê porque ele pode colocar os dedinhos neles. Por isso, é essencial colocar as devidas proteções nas tomadas.

Blocos também são brinquedos muito interessantes nesta idade. Uma ótima maneira de estimular o bebê a engatinhar é deixar uma torre de blocos um pouco distante dele. O pequeno certamente irá querer engatinhar até lá para derrubá-la. Após os sete meses seu bebê pode até começar a montar as próprias torres.

Fonte consultada:

Academia Americana de Pediatria.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários