Habilidades incríveis dos bebês

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Veja quais as coisas incríveis que o bebê consegue fazer e que você provavelmente não sabia

O bebê possui algumas habilidades incríveis e que os adultos sequer desconfiam. Outras capacidades ainda estão sendo estudadas pelos pesquisadores. “Porém, cientificamente isso não é muito simples, pois para afirmarmos, por exemplo, que o bebê consegue perceber o emocional das pessoas esses estudos precisam ser replicáveis e o número de crianças estudadas deve ser estatisticamente calculado para que haja uma conclusão realmente significativa para comunidade cientifica. O método, ou seja, a forma que esses trabalhos são feitos precisam ser muito precisos e detalhados para que não mostrem resultados controversos”, explica a pediatra Heloisa Ionemoto, membro da Sociedade de Pediatria de São Paulo, departamento de Cuidados Hospitalares e Domiciliares.

A seguir veja quais as habilidades incríveis do bebê que a ciência já conseguiu descobrir:

Cadastre-se

Se comunica por sinais

Alguns meses antes de aprender a falar, o bebê possui a capacidade de se comunicar por meio de sinais. De acordo com a Academia Americana de Pediatria, os bebês têm a capacidade de se comunicar por sinais por volta de 8 e 9 meses de vida.

Em alguns países, como nos Estados Unidos, tornou-se muito comum ensinar os bebês alguns sinais básicos para expressar algumas das necessidades mais frequentes. Ensinar certos sinais ao bebê é interessante, pois existe um espaço entre o momento do bebê querer falar algumas coisas e de fato conseguir se expressar. Ao utilizar a linguagem dos sinais o pequeno consegue expressar aquilo que quer ou sente e evita a frustração.

Saiba que esta linguagem de sinais não é a famosa libras, a linguagem dos surdos-mudos, mas sim alguns sinais básicos para que o pequeno consiga se comunicar com os pais. O bebê costuma falar a primeira palavra por volta de 10 meses de vida.

Entende tudo de música

Estimular seu bebê a aprender músicas e até mesmo a tocar instrumentos é uma maneira incrível de estimular o cérebro dele. “Vários experimentos mostraram que aprender música precocemente desenvolve áreas do cérebro importantes para a comunicação, resolução de problemas, aprendizado de matemática, realização de tarefas variada, criatividade, etc. Melhora a concentração e a habilidade motora”, explica a pediatra Heloisa Ionemoto.

Tem maior capacidade para aprender outra língua

O aprendizado de outra língua pode ocorrer em qualquer época da vida. “Porém o aprendizado de uma nova língua implica em exposição a novos fonemas, novas convivências sociais, integração etc.  Alguns trabalhos mostram que parece existir uma ‘janela’ para o melhor aprendizado de uma segunda ou terceira língua que seria até de 3-7 anos. Essas crianças falam a segunda língua como se fosse nativa. Diferente de quem aprende a segunda língua já na idade adulta ou adolescente”, explica Heloisa Ionemoto.

 Reconhece faces

O bebê possui uma grande capacidade de reconhecer faces e expressões faciais. Os especialistas ainda estão estudando as causas desta habilidade. “Estão sendo feitos inúmeros trabalhos de neurociências mais objetivos tentando estudar que partes do cérebro são estimuladas quando o bebê identifica uma expressão facial de raiva, ou de medo etc. Os cientistas mapeiam as áreas do cérebro que estão sendo estimuladas durante uma atividade determinada, como exposição da criança a uma foto com alguma expressão facial, por exemplo”, explica Heloisa Ionemoto.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários