Marcos no desenvolvimento do bebê dos 6 aos 12 meses

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Saiba quando seu bebê irá sentar, engatinhar, andar, falar e muito mais. Veja os marcos no desenvolvimento do bebê.

Os marcos no desenvolvimento são as idades em que o bebê irá realizar determinadas ações, como falar, engatinhar, andar, interagir de determinada forma com os adultos, entre outras. “Cada mês que passa a criança vai adquirindo novas atividades e é preciso ficar atento se em um determinado mês ela não tiver aquele marco no desenvolvimento”, conta a pediatra a pediatra Lucia Diehl, diretora da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul.

A seguir, veja quais os marcos no desenvolvimento do seu bebê dos 6 aos 12 meses:

Cadastre-se

6º mês

Aos seis meses o seu bebê já se vira sozinho, senta-se com apoio e transfere objetos de uma mão para a outra. O pequeno também irá se estender às pessoas que lhe estenderam as mãos e prefere a mãe a outras pessoas. Nesta fase ainda começa a chamada lalação, quando o pequeno emite sons formados por sílabas repetidas. Saiba mais sobre bebês de seis meses aqui. 

7º mês

Aos sete meses o bebê é capaz de se sentar sozinho, mas por pouco tempo.

8º mês

Com oito meses o bebê já se arrasta ou engatinha. Ele também apanha objetos com movimento de pinça (dedos polegar e indicador. Responde quando chamado pelo nome. Além disso, o pequeno faz movimento com as mãos simbolizando tchau e fala duas palavras. “O bebê irá se sentar sem apoio”, conta Lucia Diehl.

9º mês

“Com 9 meses seu bebê irá fazer barulhos para chamar a atenção dos pais”, diz Lucia Diehl.  Saiba mais sobre bebês de 9 meses aqui.

10º mês

Nesta idade há grandes chances do seu bebê começar a falar as primeiras palavras, que costumam ser mama ou papa.

12º mês

Aos 12 meses seu bebê anda ao menos com apoio, sendo que pode andar sem apoio a partir dos dez e no máximo até os 16 meses. Com 12 meses o bebê ainda solta objetos que está segurando quando solicitado por voz ou gesto e é capaz de falar quatro palavras. Saiba mais sobre bebês e um ano aqui. 

Entenda como são os marcos no desenvolvimento do bebê nos primeiros seis meses de vida aqui. 

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários