Marcos no desenvolvimento do bebê nos primeiros 6 meses

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Veja quando é esperado que o bebê vire a cabeça, sente, diga as primeiras sílabas e muito mais

Os marcos no desenvolvimento são as idades em que o bebê irá realizar determinadas ações, como virar a cabeça, sentar, falar, interagir de determinada forma com os adultos, entre outras. “Cada mês que passa a criança vai adquirindo novas atividades e é preciso ficar atento se em um determinado mês ela não tiver aquele marco no desenvolvimento”, conta a pediatra a pediatra Lucia Diehl, diretora da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul.

A seguir, veja quais os marcos no desenvolvimento do seu bebê nos primeiros seis meses de vida:

Cadastre-se

Menos de um mês

O bebê já vira a cabeça e é capaz de flexionar bracinhos e perninhas.

1º mês

Nesta idade o bebê já segue pessoas com o olhar, reage a estímulos sonoros e luminosos. Também fica com as pernas mais estendidas e movimenta o corpo em resposta à voz. O pequeno também começa a sorrir. “Nas primeiras semanas de vida o bebê dorme muito, mas quando faz um mês de idade fica mais alerta, chora menos e se liga mais na mãe dele”, conta Lucia Diehl.

2º mês

Com dois meses seu bebê já consegue levantar a cabeça quando está deitado de barriga pra baixo. Ele também já dá o sorriso social, aquele que realmente demonstra a felicidade. O pequeno também irá emitir sons em resposta à voz humana. “Ele já movimenta a cabeça e explora o ambiente”, afirma Lucia Diehl. Saiba mais sobre o primeiro e o segundo mês de vida do bebê aqui. 

3º mês

Agora seu bebê já consegue sustentar totalmente a cabeça e quando está deitado é capaz de levantar a cabeça e o peito. O pequeno também consegue manter os braços estendidos. Ele irá interagir com as pessoas por mais tempo e emite sons espontaneamente que se parecem com vogais, como “aaaaa” e “éééé”. Saiba mais sobre os três meses do bebê aqui. 

4º mês

Aos quatro meses o bebê já dá gargalhadas e pode resmungar ou chorar quando é afastado das pessoas com as quais estabeleceu contato social. “Ele também já é capaz de brincar com o chocalho”, destaca Lucia Diehl. O bebê também apanha objetos e leva-os para a boca e quando é colocado de pé, ele empurra o local onde está apoiado com os pés. O bebê também gosta de ficar sentado com suporte completo do tronco. Saiba mais sobre os quatro meses do bebê aqui.

5º mês

Com cinco meses seu bebê já é capaz de segurar os próprios pés.

6º mês

Aos seis meses o seu bebê já se vira sozinho, senta-se com apoio e transfere objetos de uma mão para a outra. O pequeno também irá se estender às pessoas que lhe estenderam as mãos e prefere a mãe a outras pessoas. Nesta fase ainda começa a chamada lalação, quando o pequeno emite sons formados por sílabas repetidas. Saiba mais sobre o quinto e o sexto mês de vida do bebê aqui. 

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários