Movimentos do bebê dos 4 aos 7 meses de vida

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Saiba quais as principais mudanças que ocorrem no desenvolvimento motor do bebê

Ao longo dos primeiros quatro meses de vida o bebê irá estabilizar o controle muscular necessário para mexer a cabeça e os olhos para acompanhar um objeto. Agora, ele irá ter um desafio ainda maior: sentar!

O bebê irá realizar este desafio em partes. Primeiro, é importante que as costas e o pescoço se fortaleçam gradualmente e que ele tenha um melhor movimento do tronco, cabeça e pescoço.

Cadastre-se

Assim, o primeiro passo é o bebê aprender a levantar a cabeça e mantê-la em pé quando estiver deitado com a barriga pra baixo. Você pode encorajar o bebê colocando-o de barriga pra baixo e estendendo os braços para a frente, em seguida, mantenha um chocalho ou outro brinquedo atraente na frente dele pra chamar a sua atenção e persuadi-lo a manter a cabeça erguida e olhar para você. Esta também é uma boa maneira de verificar a audição e visão do bebê.

Uma vez que o bebê consegue levantar a cabeça, ele vai passar a arquear as costas a fim de levantar o peito. Isto irá fortalecer a parte superior do corpo do bebê. Ao mesmo tempo, o bebê pode levantar a barriga, chutar com as pernas e fazer movimentos com os braços como se fosse nadar. Essas habilidades que aparecem por volta dos cinco meses são essenciais para que o bebê desenvolva a capacidade de rolar e rastejar. Ao final deste período, o bebê provavelmente terá a capacidade de rolar em ambas as direções. A maioria dos bebês rola primeiro da barriga para as costas e depois na posição oposta. Mas fazer isso ao contrário também é perfeitamente normal.

Uma vez que seu bebê estiver forte o suficiente para erguer o peito, você pode ajudá-lo a praticar o sentar. Coloque o bebê sentado apoiado com um travesseiro em suas costas e segure-o. Colocar alguns brinquedos na frente irá dar ao bebê algo para focar enquanto tenta conseguir seu equilíbrio. Vai levar um tempo para que o bebê consiga se manter na postura sentada sem a ajuda de um adulto, mas entre os seis e oito meses o pequeno será capaz de fazer isso.

Aos quatro meses o bebê já consegue facilmente levar objetos para a sua boca. Durante os próximos quatro meses seu bebê irá aprenda a usar o polegar e os demais dedos para fazer um movimento de apreensão. Porém, ele só fara o movimento de pinça com o dedo indicador e o polegar aos 9 meses de idade. Entre os seis e os oito meses seu bebê irá aprender a passar objetos de uma mão para a outra e a virá-los para baixo.

Conforme a coordenação motora melhora, seu bebê irá descobrir partes do corpo que não conhecia antes. Deitado com a barriga pra cima, o pequeno consegue alcançar seus pezinhos e leva-lo para a boca. Durante a troca de fraldas, o bebê pode tocar em seus genitais. Quando estiver sentado ele pode tocar no joelho.

Por meio dessas explorações o bebê irá descobrir uma série de sensações e as funções de cada parte do corpo.

Fonte consultada

Academia Americana de Pediatria

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários