Primeiros três meses: movimentos do bebê

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Saiba o que muda no desenvolvimento motor do bebê desde o nascimento até os três meses de vida

Nas primeiras semanas de vida, é normal os movimentos do bebê serem irregulares. Seu queixo e mãos podem tremer e o pequeno pode se assustar com facilidade, chorando diante de um barulho alto ou de um movimento intenso.

Caso seu bebê pareça muito sensível aos estímulos, você pode confortá-lo colocando-o próximo ao seu corpo ou deixando-o bem “empacotadinho” no cobertor, técnica que você aprende a fazer aqui.

Cadastre-se

Porém, ao final do primeiro mês, o sistema nervoso do bebê fica mais maduro e seu controle muscular melhora. Assim, os movimentos dos braços e pernas do pequeno ficarão muito mais suaves.

Agora, ao deitar o bebê de barriga pra baixo, ele irá fazer movimentos como se fosse se rastejar e pode até empurrar com seus braços. Os músculos do pescoço do bebê também irão se desenvolver rapidamente, fazendo com que ele tenha muito mais controle de sua cabeça ao final do primeiro mês. Quando estiver deitado com a barriga pra baixo o bebê pode levantar a cabeça e mexer de um lado para outro. Porém, o bebê não será capaz de sustentar a cabeça sozinho até os três meses de vida, portanto, sempre sustente a cabeça do pequeno ao carrega-lo.

As mãozinhas são uma fonte de grande fascinação para o bebê ao longo de todo o primeiro ano. Porém, no primeiro mês de vida, os movimentos das mãozinhas são limitados e elas costumam ficar fechadas boa parte do tempo.  Porém, o bebê já pode flexionar os braços e tentar levar as mãozinhas até a boca.

Muitos dos movimentos do bebê ainda serão reflexos ao longo do primeiro mês de vida. Saiba mais sobre os reflexos do bebê aqui.

Durante o segundo mês de vida as perninhas do bebê ficam mais retinhas e fortes, porém seus chutes continuam reflexivos.

Por volta de três ou quarto meses, seu bebê será capaz de flexionar e deixar as pernas retas quando desejar. Após cerca de dois meses, ou menos, as mãos do seu bebê deixarão de ficar fechadas constantemente e vão relaxar, por volta de três meses as mãozinhas vão estar semiabertas boa parte do tempo e você vai notar o bebê abrindo-as e fechando-as.

Nesta fase, tente colocar um chocalho na palma da mão do bebê, ele vai segurá-lo, talvez leva-lo até a boca e depois de explora-lo bastante vai joga-lo.

Veja quais os principais marcos no desenvolvimento do bebê nos primeiros seis meses aqui.

Fonte consultada:

Academia Americana de Pediatria

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários