O que o ganho de peso dos 0 aos 4 meses diz sobre a saúde do bebê

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

A quantidade de peso que o bebê ganha neste período irá determinar se ele tem maiores chances de obesidade ou não

Uma pesquisa publicada no The American Journal of Clinical Nutrition concluiu que o ritmo com que o bebê ganha peso nos primeiros quatro meses de vida pode aumentar as chances dele desenvolver obesidade no futuro.

De acordo com o estudo, bebês que ganham muito peso nos primeiros quatro meses de vida terão maiores chances de terem obesidade na vida adulta. A pesquisa contou com a participação de 300 pessoas que foram acompanhadas desde o nascimento até a vida adulta.

Cadastre-se

Para descobrir o que é um ganho de peso acelerado nos primeiros quatro meses, os pesquisadores realizaram uma conta complexa que levou em consideração o peso do bebê ao nascer, sua altura e outros fatores.

Porém, como esta conta é algo que dificilmente será aplicado no cotidiano dos pequenos, os especialistas informaram as médias do que é um ganho de peso saudável e o que é preocupante dos 0 aos 4 meses do bebê.

Segundo o estudo, bebês que ganham entre 2.9 e 3.6 kg dos 0 aos 4 meses tem um ganho de peso saudável. Já os bebês que ganharam até 4 kg neste período podem ter tido um ganho de peso excessivo dependendo do quanto eles pesavam ao nascer. Já bebês que ganharam mais do que 4.25 kg nos primeiros quatro meses de vida provavelmente terão maiores chances de terem obesidade no futuro.

Lembrando que é importante sempre conversar com o pediatra para saber se o peso do bebê está correto.  Saiba mais sobre o ganho de peso do bebê ao longo do primeiro ano aqui.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários