Os sinais de que o bebê está bem

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Sono tranquilo, gostar de brincar são alguns dos sinais de que o bebê está bem emocionalmente

Apesar de ainda não falar, o bebê demonstra que está emocionalmente bem de algumas formas. Veja quais são a seguir:

Sono tranquilo

Cadastre-se

O sono tranquilo não significa necessariamente que o bebê irá dormir a noite inteira sem interrupções. O bebê pode acordar algumas vezes a noite, mas quando estiver dormindo se seu sono tranquilo é um bom sinal. “O sono tranquilo é um dos sinais de que o bebê está satisfeito, tanto física quanto psicologicamente”, explica a psicóloga e doula Patrícia Lomonaco, fundadora do Shantala Neles.

Gosta de brincar

O bebê gostar de fazer brincadeiras é um sinal de que ele está bem emocionalmente. “A brincadeira faz parte do repertório dos bebês desde que nascem. É claro que, com o passar do tempo, ela vai se modificando e ficando cada vez mais elaborada. Por exemplo, no começo a brincadeira envolve mais palavras, risadas e olhares. Depois gestos e assim por diante”, diz Patrícia Lomonaco. Porém, saiba que nenhum bebê vai estar disponível o tempo inteiro para brincadeiras. “É muito importante perceber e respeitar também o ritmo deles”, orienta Patrícia Lomonaco. Veja as melhores brincadeiras para o bebê aqui. 

Demonstra curiosidade

É natural e importante que com o passar o do tempo o bebê demonstre cada vez mais interesse pelo mundo ao seu redor. “Isso faz parte do processo de amadurecimento neuropsicológico dos pequenos e os estímulos externos adequados são fundamentais para aguçar a curiosidade deles”, conta Patrícia Lomonaco.

Sorrisos

Este é um sinal mais óbvio, porém também é importante. No início, o sorriso do bebê ainda é um reflexo motor. Assim como mexe os bracinhos e as pernas, também pode fazer muitas expressões faciais. Porém, com o passar dos dias o sorriso já pode ser observado em bebês como forma de resposta a sensações prazerosas. Pouco antes dos três meses o bebê já sorri como forma de interação com os pais à medida que percebe o efeito positivo do seu sorriso no ambiente.

Saiba mais sobre as emoções do bebê aqui. 

Veja mais

temperamento-dificil-bebe

Deixe uma resposta

Comentários