Por que as primeiras palavras do bebê são ‘mamãe’ e ‘papai’

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Entenda o que faz de ‘mamãe’ e ‘papai perfeitas para serem as primeiras palavras do bebê ’

É fato e a ciência já comprovou: em qualquer lugar do mundo, as primeiras palavras de um bebê geralmente são mamãe ou papai! Agora, uma pesquisa publicada na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences parece ter descoberto o motivo.

Além da razão óbvia de que as pessoas com quem o bebê convive mais são a mamãe e o papai e ele ouve estas duas palavras com muita frequência, os pesquisadores descobriram uma outra razão muito interessante.

Cadastre-se

Os pesquisadores descobriram que o cérebro dos bebês reage desde o nascimento a palavras com silabas repetidas, como “mama” e “papa”. Já palavras sem silabas repetidas, como bola, não causam nenhum tipo de reação no cérebro dos pequenos.

Esta descoberta sugere que mamãe e papai são palavras perfeitas para serem as primeiras a serem ditas pelos bebês já que são mais fáceis de serem reconhecidas pelo cérebro humano devido às silabas repetidas! “Provavelmente não é coincidência que a maioria dos países do mundo tem silabas repetidas nas palavras relacionadas às crianças, por exemplo até na Hungria vovô é ‘tata’”, explica a autora do estudo Judit Gervain, professora da University of British Columbia, no Canadá. O estudo foi feito com 22 bebês.

Veja como estimular a fala do seu bebê aqui.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários