Quando levar o bebê para passear

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Confira os cuidados importantes ao levar o bebê para passear

É preciso ter cuidados ao levar o bebê para passear. “Locais fechados e com muita gente devem ser evitados até a primeira dose de cada vacina, o que ocorre a partir do terceiro mês de vida. Mas depois não pode fazer qualquer coisa, o sistema imunológico do pequeno ainda é imaturo”, constata a pediatra Alessandra Cavalcante, do Hospital e Maternidade São Luiz.  Quanto aos locais mais abertos e arejados ou a casa de familiares, não há uma data específica para levar o bebê.

Portanto, procure levar seu filho a lugares arejados, abertos e sem a presença de aglomerados, “Evite especialmente os locais fechados com pessoas doentes”, orienta o pediatra Adauto Dutra, membro do Departamento Científico de Neonatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Cadastre-se

Outro cuidado importante é com a escolha das roupas. Elas devem ser adequadas ao ambiente. Portanto, se o local for muito quente, o pequeno deve usar roupas mais frescas. Caso ele use casacos e outras peças quentes no calor pode haver elevação da temperatura corporal e os pais podem achar que o pequeno está com febre. Contudo, se o clima está um pouco instável é importante levar um casaquinho para seu bebê. Nos ambientes frios, é essencial agasalhar bem as crianças a fim de evitar a perda do calor corporal.

Nos locais mais quentes é interessante amamentar com maior frequência, pois o pequeno costuma ter maior perda líquida nestes lugares.

Também é importante maior atenção ao expor o bebê ao sol.  “Evite horários com aumento da radiação ultravioleta. Recomendamos os horários antes das 10 horas da manhã e após às 16:00, horários de radiação solar menos perigosa”, orienta a pediatra Denise Bedoni, do Hospital Leforte.

Ao expor o bebê ao sol a proteção é orientada. Até os seis meses de vida o filtro solar não é orientado, pois nesta fase a pele do bebê é fina, sensível e permeável e por isso há o risco de intoxicação pelas substâncias que compõe os filtros solares. Portanto, nesta fase opte pelo uso de roupas como chapéus e camisetas.

Após os seis meses de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária os filtros solares podem ser utilizados. O protetor solar indicado é o físico na forma de creme. “A orientação é passar o filtro solar a cada 2 ou 3 horas sem uso excessivo”, diz Denise Bedoni. Também é interessante passar um creme hidratante no bebê uma vez ao dia após a exposição solar.

Fique atento ao expor o bebê ao ar condicionado. “Evite mudanças rápidas de temperatura, sair de um ambiente quente e entrar em um que o ar está muito frio. Tente deixar o ar condicionado em uma temperatura média de 23 – 24 graus”, afirma Denise Bedoni.

Saiba quais itens levar na bolsa do bebê em cada tipo de passeio nesta outra reportagem do portal BebêMamãe.com.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários