Quando o bebê irá engatinhar

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Saiba a partir de qual idade é esperado que o bebê vá engatinhar

O engatinhar é muito importante para o bebê, afinal, são os movimentos que ele faz antes de andar. “É um processo evolutivo que o bebê começa a preparação em torno dos sete meses, conseguindo jogar seu corpo para a frente quando sentado e sustentar seu corpo na posição de apoio sobre os joelhos e mãos, conhecida como posição ‘de quatro’. Deste ponto em diante ele está em ‘posição de combate para o engatinhar’”, explica o pediatra Renato Santos Coelho, presidente do Comitê de Desenvolvimento e Comportamento da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul.

Ao chegar na posição “de quatro” o bebê irá fazer treinos para frente e para trás até que a coordenação motora se organiza e ele consegue fazer os movimentos coordenados dos quatro membros. “A média de idade do engatinhar está nos oito meses, mas pode se iniciar mais tarde, como dez meses e durar por pouco tempo, pois logo consegue ficar em pé sozinho e se inicia o caminhar”, conta Coelho.

Cadastre-se

É importante ressaltar que a partir do momento que o pequeno começa a se locomover, os pais precisam ficar atentos para que não ocorram acidentes, como colocar o dedo na tomada ou cair da escada. Confira dicas para estimular o bebê a engatinhar nesta outra reportagem do portal BebêMamãe.com.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários