Reflexo de Moro nos bebês: o que é e seu significado

Por: Bruna Romanini

Foto: Reprodução

Quando tem a sensação de que vai cair seu bebê pode apresentar o reflexo de Moro

O bebê possui uma série de reflexos em seus primeiros meses de vida e eles são muito importantes para o bom desenvolvimento dos pequenos. Um deles é o Reflexo de Moro. Neste reflexo, o bebê abre bem os braços, estica as perninhas e estende o pescoço.

O reflexo de Moro começa desde o nascimento e continua até cerca de quatro meses do bebê. Ele ocorre quando o bebê muda de posição de forma abrupta ou cai para trás ou é surpreendido por algo, pode ser até mesmo um barulho alto.

Cadastre-se

O bebê tem esse reflexo quando sente que está caindo ou sente certa insegurança no ambiente. Nestes momentos, carregar o bebê de maneira mais firme em seus braços ou até mesmo enrolar ele no cueiro, sempre seguindo os cuidados que você confere aqui, pode ser uma boa ideia para ajudá-lo a se sentir mais seguro.

É importante deixar claro que o reflexo de Moro é um sinal importante de que o desenvolvimento do bebê está correto. Tanto que o pediatra provavelmente fará exames para checar se seu bebê tem o reflexo de Moro.

Quando o bebê não apresenta o reflexo de Moro isto pode ser um sinal de problemas no cérebro ou na medula espinhal e quando não apresenta este reflexo em um de seus lados, pode indicar que algum osso está quebrado ou que há problemas nos nervos do lado que não apresentou este reflexo.

Saiba mais sobre outros reflexos dos bebês aqui.

Fontes consultadas:

Academia Americana de Pediatria

Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos

Janine Driver, especialista em linguagem corporal

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários