Sinais de que o bebê está pronto para sentar

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Veja também com quantos meses o bebê irá sentar e como estimular isso

Será que meu bebê está pronto para sentar? Esta é uma dúvida muito comum entre os papais e mamães. Então, saiba que seu bebê dá alguns sinais de que está pronto para sentar. A seguir, confira quais são eles:

Idade

Cadastre-se

Primeiramente, é importante saber por volta de qual idade seu bebê começa a demonstrar que já tem a capacidade de sentar. “Para sentar o bebê precisa atingir a idade ideal. O preparo inicia a partir do 5º ou 6º mês de vida. Este preparo envolve um treinamento em locais confortáveis como cama, tapetes, sempre com proteção bilateral para evitar quedas. Tudo isso para que no 7º mês o bebê já possa sentar sozinho, sem apoio”, observa a pediatra Mariane Franco, presidente do Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Pescoço e coluna

Para conseguir sentar é importante que seu bebê consiga primeiro sustentar adequadamente o pescoço e a coluna vertebral. “Isto é importante para facilitar o ato de sentar e o equilíbrio estar em sintonia com o aprendizado do novo movimento”, conta Mariane Franco.

Nada de ficar deitado

Quando está pronto para sentar, outro sinal que seu bebê dá é: não querer ficar deitado. “Ele mesmo, sozinho, evita a posição deitada e fica sentadinho”, destaca Mariane Franco.

Cuidados ao estimular o bebê a sentar

Para estimular o bebê a sentar, coloque-o em locais confortáveis e macios, com proteção de almofadas para evitar acidentes, como quedas com traumas na cabeça. “Importante segurar o bebê pelas costas para ele não virar com violência e se machucar. Por isso é tão importante a proteção com travesseiros ou almofadas”, afirma Mariane Franco.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários