Sinais de que o bebê pode ser superdotado

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Logo nos primeiros meses de vida os bebês superdotados podem apresentar certas características que os diferenciam dos demais

Será que meu bebê é superdotado? Esta é uma dúvida comum entre os papais. Bom, primeiro é importante deixar claro que é muito raro o bebê ser de fato superdotado. Porém, pessoas superdotadas costumam dar alguns sinais de que possuem uma inteligência acima da média logo nos primeiros meses de vida. A seguir, listamos quais os principais sinais que o bebê pode dar de que é superdotado:

Bebê observador

Cadastre-se

Bebês superdotados tendem a ser muito observadores, prestando mais atenção do que os demais a tudo que ocorre ao seu redor e focando por um tempo maior do que outras crianças de sua idade em um determinado objeto ou pessoa. Isto pode começar já logo após o nascimento ou se desenvolver com o passar dos meses.

Assim, com um mês de vida, muitos bebês superdotados já seguem objetos com os olhos e sorriem ou fazem outros sons além de chorar. Aos dois meses alguns bebês superdotados já são capazes de prever quando a amamentação vai ocorrer antes mesmo de verem o mamilo.

Desenvolvimento motor acelerado

Muitos bebês superdotados tem o desenvolvimento motor mais acelerado que as demais crianças. Então, eles aprendem a sentar, engatinhar e andar antes dos demais. Veja quando o bebê costuma sentar aqui, engatinhar aqui e andar aqui.

Linguagem

Um dos sinais mais frequentes de que o bebê é superdotado é a linguagem. Bebês superdotados costumam falar antes que os demais e também aprendem palavras mais complexas antes. Os bebês superdotados mostram desde cedo uma fascinação com as palavras. Veja com quantos meses os bebês costumam falar aqui.

Boa memória

Desde início, pessoas superdotadas se destacam por sua boa memória. No caso dos bebês, isto pode aparecer no fato do pequeno saber uma determinada história que você conta para ele em TODOS os detalhes possíveis.

Curiosidade

Bebês superdotados têm uma curiosidade acima do normal. Esses pequenos querem entender como as coisas funcionam, então é muito comum ver eles desmontando e montando brinquedos, por exemplo.

Facilidade em aprender

Bebês superdotados costumam ter uma maior facilidade para aprender. Assim, esses pequenos veem algo e logo já conseguem realizar.

É importante ressaltar que esses sinais não significam que o bebê é superdotado, mas são apenas possíveis indicativos. Caso você acredite que seu filho seja superdotado, converse com o pediatra para saber quais testes devem ser realizados.

Fontes consultadas:

The Institute for the Study of Advanced Development

MENSA American – Maior Organização dos Estados Unidos para pessoas superdotadas

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários