Sonecas durante o dia melhoram a capacidade de aprendizado do bebê

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

De acordo com a pesquisa, o aprendizado é consolidado durante o sono dos bebês

Sabe aquele papo de não deixar o bebê dormir durante o dia para que ele durma mais a noite? Pois é, pode esquecer! Primeiro, que já sabe que bebês que dormem durante o dia tem uma qualidade de sono melhor a noite. E agora a ciência descobriu mais uma razão para não fazer isso: bebês que tiram sonecas durante o dia conseguem aprender mais e melhor!

Um estudo realizado pelo Instituto para Cognição Humana e Ciências do Cérebro de Leipzig, na Alemanha, descobriu que as sonecas ajudam os bebês a consolidarem a informação que eles aprenderam enquanto acordados.

Cadastre-se

O estudo contou com a participação de 90 bebês com idades entre 9 e 16 meses. No estudo, os bebês foram apresentados a objetos sobre os quais eles aprendiam seus nomes e como categorizá-los. Após esse aprendizado a maioria dos bebês haviam compreendido quais eram os nomes dos objetos, mas não suas categorias.

Então, metade dos pequenos tirou uma soneca de uma a duas horas e a outra metade ficou acordada, passeando com seus pais e fazendo atividades variadas. Depois, os pequenos foram avaliados pelos pesquisadores novamente.

Os bebês que haviam ficado acordados ainda continuavam com dificuldades com as categorias dos objetos e agora também não se lembravam mais tão bem dos nomes dos objetos. Já os bebês que tiraram uma soneca, se lembravam perfeitamente dos nomes dos objetos e passaram a ter maior facilidade com as categorias! “Isto significa que o aprendizado deve ter se formado durante o sono”, afirma a autora do estudo Angela Friederici.

Saibam mais sobre as sonecas do bebê aqui. E saiba mais sobre como estimular a inteligência do bebê aqui.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários