Veja a brincadeira preferida dos bebês e seus benefícios

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Entenda os benefícios da brincadeira “Cadê o bebê? Achou” e por que o pequeno gosta tanto dela

Com o rosto tampado o papai ou a mamãe dizem: “Cadê o bebê? Cadê o bebê?”. Então, eles descobrem o rosto e dizem “Achou!”. Esta é uma brincadeira clássica que sempre desperta muitas risadas dos bebês.  E agora, os cientistas descobriram porque os pequenos a adoram tanto e seu benefício incrível para o bebê.

Uma pesquisa publicada na revista científica Cognition and Emotion descobriu que os bebês adoram esta brincadeira porque desde os seis meses de vida eles já possuem expectativas em relação à identidade e localização da pessoa. Ou seja, os bebês já esperam que a pessoa que “sumiu” retorne e quando isso acontece os pequenos ficam felizes com a confirmação de sua expectativa. Por isso, os bebês gostam tanto desta brincadeira.

Cadastre-se

Além disso, uma teoria do psicólogo do desenvolvimento Jean Piaget defende que os bebês nascem muito confusos em relação ao que está ocorrendo ao seu redor. E aos poucos passam a entender o que está ocorrendo. Então, o bebê começa a entender que quando ele ouve a voz da mãe significa que ela não está muito longe ou que quando uma bola rola para trás do sofá ela não deixa de existir. Piaget chama isso de princípio do objeto permanente e sugere que o bebê passa os dois primeiros anos de vida trabalhando isso. Assim, nestes dois primeiros anos, a brincadeira “cadê o bebê? Achou” ajuda a consolidar no bebê a ideia de que as coisas/ pessoas podem continuar por perto mesmo quando você não as vê.

Confira brincadeiras incríveis para fazer com seu bebê aqui.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários