Visão do bebê: saiba como ele enxerga

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Saiba tudo sobre a visão do bebê e descubra como os olhos do pequeno enxergam

A visão do bebê irá amadurecer com o tempo. “Isto ocorre porque a retina do pequeno demora um tempo para amadurecer. O recém-nascido enxerga praticamente preto e branco e não consegue ver de perto tanto que quando chega com um objeto perto da criança ela fica um pouco estrábica”, explica o pediatra Marun David Cury, diretor de defesa profissional da Sociedade de Pediatria de São Paulo e da Associação Paulista de Medicina.

O recém-nascido tem a capacidade de notar padrões, como listras, e contrastes, como o preto e o branco. Contudo, ele não tem a capacidade de perceber formas e nem cores, como mencionado acima. Outro ponto interessante é que o recém-nascido não é capaz de enxergar imagens que estejam a mais de 30 0u 40 centímetros de distância.

Cadastre-se

Com o passar dos meses os bebês enxergam normalmente. “Isto porque a retina vai amadurecer quase 100% por volta de seis meses de vida”, conta Cury. Assim, por volta desta idade o bebê irá enxergar como os adultos.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, a visão do bebê é muito importante para o desenvolvimento de diferentes áreas como a linguagem, afetividade e controle da coluna cervical.

É importante que a mãe fique atenta a alguns sinais de que o bebê não está enxergando bem. Observe se o pequeno acompanha os objetos e se não esbarra em muitos móveis ou cai com frequência.

Outros sinais de que há um problema de visão envolvem: aproximar muito os objetos ou para assistir televisão, franzir a testa, piscar com muita frequência e ter cefaleia. O teste do olhinho pode ajudar a identificar o problema, saiba mais sobre ele aqui.  

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários