Visão do bebê: quais cores ele enxerga e quais não

Por: Bruna Romanini

Foto: Reprodução

Saiba mais sobre a visão do bebê e veja quais cores ele consegue ver e aquelas que não enxerga

Assim como todo o corpinho do bebê, a visão dos pequenos também está em desenvolvimento. Por isso, em seus primeiros meses de vida o bebê não consegue enxergar bem formas e também cores!

É muito difícil determinar quais cores exatamente o bebê consegue enxergar ou não. Porém, os pesquisadores já sabem algumas coisas sobre o assunto. Uma pesquisa da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, descobriu que ao contrário do que se acreditava, os bebês conseguem sim enxergar algumas cores.

Cadastre-se

De acordo com os pesquisadores, os pequenos conseguem diferenciar cores mais contrastantes entre si, como a cor verde da vermelha. Porém, quando se deparam com cores mais similares uma ao lado da outra, como laranja e vermelho ou várias cores em tons pastéis, os bebês não conseguem enxergar a diferença entre elas.

Porém, é possível afirmar com certeza que os bebês não enxergam apenas preto ou branco. O bebê pode não ser capaz de enxergar a diferença de cores muito sutis (como distinguir entre o vermelho e o laranja-avermelhado, ou entre tons pastéis muito sutis). No entanto, eles podem ver os padrões coloridos, bem como padrões preto e branco, desde que os padrões tenham bastante contraste.

A capacidade do bebê de enxergar as cores como os adultos ocorre por volta dos cinco meses de vida. Aos cinco meses os bebês já conseguem enxergar de forma muito similar aos adultos.

Saiba mais sobre a visão do bebê aqui.

Fontes consultadas:

Academia Americana de Oftalmologia

The Smith-Kettlewell Eye Research Institute

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários