Bebê de um mês: principais mudanças no crescimento

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Saiba quantos quilos é esperado que o bebê ganhe no primeiro mês, quantos centímetros e muito mais

Quando o bebê nasce, seu peso inclui excesso de fluidos corporais que ele perde nos primeiros meses de vida. A maioria dos recém-nascidos perde cerca de 10% do seu peso nos primeiros cinco dias de vida e depois reganha esse peso nos dias seguintes.

Muitos bebês crescem rápido após o reganho de peso, especialmente durante os picos de crescimento que ocorrem entre os sete e dez dias de vida e três e seis semanas de vida. O recém-nascido normal ganha de 20 a 30 gramas por dia e com um mês de vida é esperado que ele pese 4.5 kg. Quanto ao crescimento, no primeiro mês de vida do bebê é esperado que ele cresça entre 4.5 e 5 centímetros.

Cadastre-se

Meninos tendem a pesar um pouco mais do que meninas, aproximadamente 350 gramas. Eles também tendem a ser um pouco maiores, 1,25 centímetros a mais aproximadamente.

Saiba que no primeiro mês de vida o pediatra irá prestar uma atenção especial ao crescimento da cabeça, pois ele reflete o crescimento do cérebro. No primeiro mês, os ossos do crânio do seu bebê estão crescendo mais rápido do que em qualquer outro momento da vida. Assim, a cabeça do recém-nascido tem cerca de 35 centímetros de diâmetro e no final do primeiro mês terá 38 centímetros de diâmetro.

Caso seu bebê tenha nascido de parto normal e seu crânio parecer ter uma forma estranha nos primeiros momentos, não se preocupe e saiba que em breve voltará ao normal. Veja os muitos benefícios do parto normal aqui. Qualquer ferimento no couro cabeludo ou inchaço das pálpebras que ocorreu durante o nascimento irá acabar em até duas semanas de vida. Quaisquer manchas vermelhas nos olhos irão desaparecer em cerca de três semanas.

No primeiro mês também é normal que o cabelo do bebê caia. Saiba mais sobre os cabelos do bebê aqui.

Também é normal que o bebê tenha acne, espinhas que aparecem na face durante a quarta ou quinta semana de vida. Elas costumam ocorrer devido à estimulação hormonal que acontece na gestação. Essa condição pode piorar se o bebê deitar em um lençol lavado com detergentes agressivos.

Ao longo do primeiro mês de vida, seu bebê também pode ficar com uma aparência mais azulada e com as mãos e pés mais frios do que o resto do corpo. Isto porque os vasos sanguíneos que levam sangue para estas regiões são mais sensíveis a temperatura, mas se você movimentar os bracinhos e perninhas notará que eles ficarão mais coloridos rapidamente.

Entre dez dias e três semanas após o parto, o coto umbilical irá secar e cair, deixando o umbigo. Ocasionalmente, algumas áreas do umbigo podem não ter cicatrizado e podem até sangrar um pouco. Diante desta situação, apenas mantenha a região bem higienizada e seca. Caso não tenha se curado dentro de duas semanas, entre em contato com o pediatra. Saiba mais sobre como higienizar o coto umbilical aqui. Saiba mais sobre o primeiro mês de vida do bebê aqui. 

Fonte consultada:

Academia Americana de Pediatria.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários