Importância da mãe e do recém-nascido ficarem juntos logo após o parto

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Mãe e recém-nascido juntos logo após o parto estreita a relação entre os dois e a amamentação na primeira hora protege o bebê e facilita a descida do leite

O parto humanizado valoriza o acolhimento respeitoso ao recém-nascido. Isso envolve fazer com que a mãe e o recém-nascido fiquem juntos logo após o parto. É essencial que eles fiquem juntos o máximo de tempo possível, especialmente logo após o nascimento. “Só vai para o nosso berçário os bebês de risco, nestes casos o que nós preconizamos é o alojamento conjunto, que também é uma prática de humanização. Significa que a mulher fica junto ao seu bebê e recebe incentivo ao aleitamento materno, desde o primeiro momento”, explica o ginecologista obstetra Éder Viana de Souza, Coordenador de Obstetrícia do Amparo Maternal em São Paulo.

A amamentação na primeira hora de vida do bebê é importante porque irá estimular a liberação do hormônio ocitocina. Este hormônio é responsável pelo início do fluxo de leite materno e também proporciona a sensação de satisfação, calma e alegria contribuindo para que a mãe fortaleça o vínculo afetivo com seu filho.

Cadastre-se

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários