Como educar a criança

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Saiba quais as maneiras de ensinar bons valores ao seu filho

A educação das crianças, desde quando são bebês, se dá por meio de bons exemplos. “Então, é não mentindo para o seu filho que ele aprende a não mentir, não resolvendo tudo no tapa ou falando de forma estúpida que o pequeno vai aprender a ser mais tratável”, afirma a pedagoga e psicóloga Elizabeth Monteiro, autora do livro “Criando filhos em tempos difíceis”.

Além disso, ao educar os pequenos, especialmente os bebês, algumas atitudes são interessantes. “Ao invés de falar ‘não’ para o bebê, vá para a ação. Tire as coisas do alcance dele, por exemplo. Isto porque a criança só vai realmente entender o valor deste ‘não’ a partir dos sete anos”, explica Monteiro.

Cadastre-se

Quando o pequeno fizer algo errado, deixá-lo no cantinho para pensar no que ocorreu não é uma boa estratégia.  “A criança ainda não tem capacidade de elaboração do que fez de errado e ainda passa a ideia de que pensar é um castigo”, afirma Monteiro.

Ao contrário do que muitos acreditam, não existe uma forma ideal de educar as crianças. “As mães ficam buscando receitas e modelos, mas é importante saber que o que serve para uma criança pode não ser interessante para a outra. O que sempre vale é pensar no que você acha bom para o seu filho e agir com firmeza, sem excluir a delicadeza”, orienta Monteiro.

Veja mais

bebe-ler

Deixe uma resposta

Comentários