Bebê é sufocado por protetor de berço e mãe alerta pais sobre o risco

Por: Bruna Romanini

Foto: Reprodução DailyMail

A Academia Americana de Pediatria alerta que o protetor de berço aumenta o risco de morte do bebê

A mãe britânica Lisa Gee está em campanha para que os protetores de berço deixem de ser vendidos. Lisa está fazendo isso para evitar que outros pais passem pela mesma tragédia que ela enfrentou.

Lisa e seu marido Cuchulain Brian perderam seu bebê Preston Brian após o pequeno se enforcar com a cordinha do protetor de berço enquanto dormia.

Cadastre-se

Os pais haviam colocado o pequeno Preston para dormir e quando Cuchulain foi checar como seu pequeno estava já o encontrou sem vida. “Quando eu fui no quarto dele, o vi deitado sem vida e com o material do protetor de berço ao redor do seu pescoço. Meu coração parou neste momento”, recorda-se Cuchulain em entrevista ao jornal britânico DailyMail.

O pai de Preston contou também que chamou Lisa imediatamente. “Pela voz dele eu já sabia que havia algo errado.  Quando cheguei e olhei para o berço eu tive um colapso nos braços do meu marido. Preston era um bebê muito feliz e cheio de vida. Ele já dormia a noite inteira e era bem quietinho, então não tínhamos motivos para achar que o silêncio no quarto fosse algum problema”, disse Lisa.

Os riscos do protetor de berço

Os protetores de berço já tiveram sua venda proibida em Chicago e Maryland, nos Estados Unidos. A Academia Americana de Pediatra (AAP) afirma que os protetores de berço aumentam o risco de morte súbita.

Segundo a AAP, os protetores de berço favorecem o risco de asfixia e estrangulamento dos bebês. Isto porque o bebê pode se virar durante a noite e ter a respiração bloqueada por esses protetores. Além disso, há o risco dos protetores caírem em cima do bebê, caso não estejam bem presos. Os pediatras também afirmam que não há nenhuma evidência de que os protetores de berço evitam lesões.

De acordo com estes pediatras, foi comprovado que os protetores de berço foram responsáveis por 77 mortes de bebês nos Estados Unidos entre 1985 e 2012.

O protetor de berço fica ao redor do berço na parte de dentro, como nesta imagem:

protetor-berço1

Veja os cuidados ao colocar o bebê no berço aqui. 

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários