Vestir o seu recém-nascido:cuidados ao fazer

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Veja quais roupas escolher, como colocá-las no bebê e muitos outros cuidados

Ao vestir o bebê o primeiro cuidado está relacionado ao local. A troca de roupas ficará muito mais fácil se você colocar seu bebê no colo enquanto troca a parte de cima. Comece pela parte de cima, região onde pode ocorrer maior perda de calor no bebê. Depois, deite seu bebê na cama ou no trocador e coloque a parte de baixo.

Caso você vá vestir seu bebê em um macacão, coloque primeiro as perninhas, puxando o tecido pelas pernas do bebê, e depois passe parte a parte superior.

Cadastre-se

Quando for vestir o seu bebê, o apoie em seu colo, estique o colarinho do bebê e passe pela cabeça dele. Use seus dedos para manter o colarinho afastado e evitar que encoste no rosto e orelhas do bebê.

Não tente empurrar o braço do seu bebê através da manga. Em vez disso, coloque a sua mão na manga do lado de fora, segure a mão de seu bebê e puxe-o completamente.  Quando despir o seu bebê, retire uma manga de cada vez enquanto você apoia as costas e a cabeça do seu bebê. Em seguida estique o colarinho deixando o rostinho e as bochechas do seu bebê livres.

A não ser que esteja quente, mais de 24 graus, a orientação é vestir o seu recém-nascido com uma série de camadas de roupas para mantê-lo quente. Primeiro, é interessante vestir o bebê com uma camisetinha, e a fralda, claro. Seguido pelas roupinhas e enrolando o bebê em um cobertorzinho. Bebês prematuros podem precisar ainda de uma camada extra de roupas, pelo menos enquanto seu peso não se equipara ao dos demais bebês.

Veja os cuidados ao escolher a roupas do bebê que facilitam sua vida:

    • Opte por roupas com aberturas na frente ao invés das costas;
    • Opte pode roupas com aberturas na região das pernas que facilitem a troca de fraldas;
    • Escolha roupas com mangas mais soltas para que suas mãos possam passar por elas na hora de puxar o bracinho do pequeno ao vesti-lo;
    • Evite fitas, cordas ou qualquer outra coisa que possa causar o sufocamento do bebê;
    • Opte por roupas com tecidos mais elásticos que não apertam.

Enrolar o bebê no cobertor ajuda a deixá-lo mais tranquilo, fazendo com que ele se lembre da segurança do útero. Faça assim: coloque o cobertor em forma de diamante e coloque o bebê em cima, com a cabeça para fora da parte mais larga, de modo que os pezinhos ficam na ponta. Dobre a ponta direita e coloque-a em torno do lado esquerdo do bebê, deixando apenas o braço esquerdo do pequeno de fora. Depois, pegue a ponta do cobertor, traga para cima e coloque-a no peito do bebê. Por fim, dobre o lado esquerdo e coloque a ponta sob o bebê. Pronto! Porém, não deixe seu bebê dormir desta forma, pois isto aumenta o risco de morte súbita. Saiba mais sobre o assunto aqui.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários