Cientistas confirmam: mães ficam mais estressadas e cansadas do que pais

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Os pais ficam com os momentos mais divertidos ao cuidar dos filhos e as mães com os mais difíceis

Uma pesquisa feita pelas universidades de Cornell e Minnesota e o Minnesota Population Center, nos Estados Unidos, confirmou algo que muitas mães já sabiam: as mães são mais estressadas e cansadas do que os pais.

E o motivo para isso, você provavelmente também já sabia: os pesquisadores observaram que as mães têm mais tarefas e menos ajuda na hora de cuidar dos filhos do que os pais. “Observamos que na maioria dos casos, as mães ficam com as partes mais difíceis na hora de cuidar dos filhos, enquanto os pais ficam com as mais divertidas”, explica a autora do estudo Ann Meier, professora da Universidade de Minnessota.

Cadastre-se

Os pesquisadores notaram que não eram apenas as atividades que mudavam, mas também o ambiente em que essas atividades ocorriam. “Quando as mães ficam com os filhos, elas costumam ficar mais vezes sozinhas com eles. Já o pai costuma ter outras pessoas por perto para ajuda-lo quando fica com os filhos. Isto nos ajuda muito a entender porque as mães ficam mais estressadas e cansadas do que os pais”, observa Meier.

Também há diferenças entre a qualidade do sono do pai e da mãe. “As crianças costumam chamar mais a mãe no meio da noite do que o pai. Então, o sono do pai é menos interrompido e melhor do que o sono da mãe. Este é um dos motivos pelos quais os pais cansam menos do que as mães”, observa Meier.  A pesquisa contou com a participação de 12 mil pais e mães.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários