Coisas típicas de Natal que o bebê detesta e coisas que ele ama

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Veja a seguir, quais são as coisas típicas de Natal que os bebês não gostam e aquelas que eles adoram

Natal é um momento muito especial para toda a família, porém, existem algumas coisas típicas do Natal que o bebê não gosta e também há coisas no Natal que os pequenos amam. Veja quais são elas a seguir:

Coisas típicas de Natal que o bebê detesta

Cadastre-se

Barulhos, especialmente os repentinos

Bebês são muito sensíveis a barulhos. “Os bebês são mais sensíveis a barulhos, principalmente os menores de seis meses”, explica a pediatra Flavia Oliveira, da Clínica MedPrimus. E o Natal certamente tem muitos barulhos, especialmente quando o Papai Noel chega de surpresa balançando um sino ou algo do tipo.

Quando o bebê se assustar com um barulho a principal orientação é fazer com que ele se sinta confortável e seguro. Caso seu bebê se assuste com barulhos, é importante pegá-lo no colo para que se sinta acolhido e protegido e se possível se afastar do local do barulho. Veja dicas de como acalmar seu bebê aqui.

Papai Noel

Por volta de um e dois anos de vida, os bebês podem sentir medo do Papai Noel. “Com 1 a 2 anos pode ocorrer o medo de animais de estimação, medo de insetos, palhaços e Papai Noel”, explica a psicóloga e psicopedagoga Cynthia Wood, da clínica Crescendo e Acontecendo. Caso seu bebê demonstre medo ao ver o Papai Noel, é importante não força-lo a ir com Bom Velhinho.

Forçá-lo a ir com alguém

No Natal, todos querem segurar o bebê, porém, nem sempre o bebê quer ir com todo mundo. Quando o bebê não quer ir com alguém é importante não o forçar e não o deixar chorando sem amparo. “O entendimento do bebê sobre as coisas é muito diferente do de outras pessoas. Isso pode gerar uma angústia e um desconforto tamanho, que terá mais consequências negativas que positivas. As angústias sentidas pelos bebês invadem-no de tal forma e sem compreensão alguma, que é como se o mundo fosse todo ruim. Ele não precisa desta experiência para que marque sua percepção inicial das coisas”, destaca a psicopedagoga Rosangela Hasegawa, diretora do Evolve Berçário e Colégio Infantil. Saiba mais sobre o assunto aqui.

Coisas que o bebê ama no Natal

Enfeites de Natal

Desde muito cedo os bebês se interessam por cores e brilhos. Por isso, vale investir em enfeites para a árvore de Natal bem coloridos e brilhantes, como bichinhos fofos. Porém, saiba que o recém-nascido não consegue enxergar bem a mais de 30 centímetros de distância. Por isso, coloque os enfeites, aqueles que não quebram, próximo ao bebê. Faça isto também com os embrulhos brilhantes e coloridos dos presentes. Seu bebê certamente vai adorar todas essas cores e brilhos.

Receber atenção

Bebês detestam ser ignoradas. “Ninguém gosta de ser ignorado. Os bebês mais ainda, pois estão em desenvolvimento e não tem tantos recursos como nos adultos para chamar a atenção. Eles são absolutamente dependentes dos adultos então a atenção dos adultos é fundamental”, explica a neuropediatra Silvana Frizzo, do Hospital Infantil Sabará. E se tem uma coisa que o bebê vai receber no Natal é muita atenção e da família inteira!

Brinquedos novos e pessoas novas

Seja uma pessoa que ele não conhecia ou um brinquedo ou lugar novo, seu bebê adora uma novidade!  “O bebê está explorando e quando explora qualquer novidade, seja o rosto de alguém, um ambiente ou um brinquedo novo, tende a manter um foco maior”, explica Silvana Frizzo.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários