Massagem no bebê: benefícios, cuidados e como realizar

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Veja o melhor momento para realizar a massagem no bebê e a maneira certa de fazer isso

Massagear seu bebê proporciona uma série de benefícios para ele e para você. A massagem estimula ainda mais o vínculo entre a mãe e o bebê. Além disso, ajuda o bebê a relaxar e a dormir melhor, ajuda a controlar os hormônios de estresse do bebê e a reduzir o choro.

Apesar de ainda serem necessários mais estudos, pesquisas já mostraram que em bebês prematuros a massagem ajuda a estimular o crescimento.

Cadastre-se

Quando massagear meu bebê?

Massagear o bebê pouco tempo após ele comer pode fazer com que o pequeno vomite, por isso, espere pelo menos 45 minutos após o bebê comer para realizar a massagem. Também é importante prestar atenção ao humor do seu bebê.

Se seu bebê estiver calmo e com um bom humor, ele provavelmente vai gostar da massagem. Porém, caso o bebê esteja evitando o contato olho no olho e fique rígido no seu colo, ele provavelmente não está no clima para uma massagem.

Uma vez que você começar a massagear o pequeno, o quanto você irá massagear depende de você e do pequeno. É comum os pequenos gostarem de uma massagem pouco antes de dormir.

Como eu massageio meu bebê?

Massagear o bebê envolve um pouco de preparação e algumas técnicas básicas:

Crie um ambiente calmo: Se possível, faça a massagem em um ambiente calmo e quieto. Remova todas as suas joias, sente-se confortavelmente no chão, na cama ou no trocador e posicione o bebê na sua frente em cima de um cobertor ou de uma toalha. Coloque seu bebê com a barriguinha para cima e mantenha o contato olho no olho.  Tire a roupinha do seu bebê para a massagem e quando for fazer isso, diga que é porque trata-se da hora da massagem.

Controle a pressão do toque: Quando você começar a massagear o seu bebê, use um toque suave. Evite fazer cócegas no seu bebê, pois isto pode irritar o pequeno. Conforme seu bebê cresce, você pode usar um toque mais firme.

Massageie cada parte do corpo do seu bebê: Você pode começar colocando seu bebê com a barriga para baixo e então massagear diferentes áreas, incluindo a cabeça, pescoço, ombros, parte superior das costas, cintura, coxas, pés e mãos. Procure ficar cerca de um minuto em cada área.

Depois, coloque o bebê com a barriga para cima e fique estendendo e flexionando cada uma das pernas e braços do seu bebê, fique cerca de um minuto em cada uma delas. E depois estenda e flexione as perninhas ao mesmo tempo e por fim estenda e flexione os bracinhos ao mesmo tempo. Por fim, massageie seu bebê por mais 5 minutos.

Fique relaxada: Converse com seu bebê durante a massagem. Você pode também cantar ou contar uma história. Tente repetir o nome do seu bebê e palavras como “relaxe” e “se acalme”.

 Observe como seu bebê reage: Caso seu bebê pareça feliz ou mexa os bracinhos e perninhas, ele provavelmente está gostando da massagem e você pode continuar. Se seu bebê virar o rosto para você e parecer não estar feliz, pare a massagem e tente começar em um outro momento quando o humor do pequeno estiver melhor.

Devo usar óleo?

Isto depende de você. Alguns pais preferem usar óleo durante a massagem para prevenir a fricção das mãos com a pele do bebê, mas também há aqueles que acham que o uso de óleo pode deixar tudo muito “melequento”.

Caso decida usar óleo, escolha aquele que não tiver odor e que seja comestível, só para o caso do bebê colocar um pouco de óleo na boca sem querer. Caso seu bebê tenha uma pele especialmente sensível ou com problemas de alergias, teste o óleo primeiro aplicando uma quantidade em uma pequena parte da pele do bebê e veja como ele reage.

 Massagem é boa para bebês com problemas de saúde?

Caso seu bebê tenha algum problema de saúde, é importante conversar com o pediatra antes de começar a realizar as massagens.

Por fim, saiba que leva algum tempo para que seu bebê e você se adaptem totalmente à massagem. Por isso, tenha um pouco de paciência. Lembre-se que a massagem é uma ótima forma de estreitar o vínculo com o pequeno e que vai ajudá-lo a relaxar.

Fonte consultada:

Clínica Mayo

Uma ótima opção de massagem para os bebês é a shantala, confira o passo a passo para realizá-la aqui.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários