Vídeo mostra o que acontece quando os pais ignoram o bebê

Por: Bruna Romanini

Foto: Reprodução Youtube

Veja mostra os problemas de ignorar o bebê, mesmo que por apenas alguns minutos

Um vídeo feito pelo professor do departamento de desenvolvimento da criança da Universidade de Massachusetts Boston, Edward Tronick, mostra a importância dos pais prestarem atenção e interagirem com seus bebês.

Isto porque o vídeo mostra o que acontece quando a mãe fica em frente ao bebê, mas não interage com ele.

Cadastre-se

No vídeo, inicialmente a mamãe está brincando e interagindo com sua bebê de um ano, depois o pesquisador pede para a mamãe parar totalmente de interagir com a bebê, deixando até mesmo de olhar para ela. Esta falta de interação dura apenas dois minutos e é possível ver que apesar do pouco tempo isto já abalou muito a bebê.

Como o vídeo apresenta o professor Edward Tronick falando em inglês, vamos traduzir a seguir tudo que ele diz e depois você pode conferir o vídeo abaixo da tradução. Caso você entenda o inglês, pode ver o vídeo diretamente.

A seguir, veja o que o professor Edward Tronick disse no vídeo:

“Bebês são extremamente sensíveis as emoções e a interação social que recebem do mundo ao seu redor. Fizemos um experimento em que a mãe está brincando com sua bebê de um ano, a mãe começa a falar com a bebê e a bebê emite sons em resposta, a bebê aponta para lugares e a mãe olha para onde ela está apontando, a bebê vai assim coordenando suas emoções e suas intenções, o que quer fazer no mundo. E então pedimos para a mãe não responder as interações da bebê. A bebê logo percebe isso e então tenta usar todas as suas habilidades para ter a mães de volta para ela. Ela sorri para a mãe, ela aponta porque está acostumada a mãe olhar para onde ela aponta, a bebê coloca as duas mãos na frente da mãe como se dissesse “o que está ocorrendo aqui?”. E a bebê dá um gritinho para a mãe como se dissesse “poxa, o que está ocorrendo aqui?!”.  Mesmo neste vídeo em que a bebê só é ignorada pela mãe por dois minutos, ela já reage com emoções negativas, sente o estresse, e pode até perder o controle por causa do estresse que está experimentando.

Em relação a interação com os bebês, é um pouco como o bom, o ruim e o péssimo. O bom, é aquela coisa normal que todos fazemos com os filhos, o ruim é quando uma coisa ruim acontece, mas a criança consegue superar, que foi esse caso do vídeo, a criança foi ignorada por dois minutos, mas depois a mãe voltou a brincar com ela e ficou tudo bem e o péssimo é quando a criança é tão ignorada que você não dá a ela uma chance de recuperar”.

A seguir, veja o vídeo:

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários