Sexo na gravidez: cuidados importantes

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Saiba quais atitudes previnem traumas na vagina durante o sexo na gravidez

O sexo na gravidez é benéfico para a mãe e a penetração não machuca o bebê. Porém, é importante ter alguns cuidados. O principal é evitar posições muito complexas, como a de quatro. “Isto porque algumas posições fazem com que tenha a entrada de mais ar pela vagina e com isso somado ao atrito e pressão pode causar alguns traumas na vagina”, explica a ginecologista obstetra Milca Cezar Chade, da Clínica Chade.

Além disso, com o crescimento da barriga, algumas posições de fato se tornam desconfortáveis e o melhor é evita-las. Veja as posições mais confortáveis na gestação aqui.

Cadastre-se

Durante a gravidez é importante sempre questionar seu ginecologista obstetra se há alguma contraindicação para as relações sexuais. “Situações como dor, contrações prematuras e placenta prévia necessitam de abstinência sexual”, diz Milca Chade.

Diante de sangramentos na gestação também é importante parar com as relações sexuais, fazer repouso e comunicar seu ginecologista. “Isto porque pode ser sangramento apenas do colo do útero sem nenhum problema para o bebê, mas todo sangramento na gestação deve ser comunicado e investigado com ultrassom”, explica Milca Chade.

Quanto ao sexo oral, a mulher pode receber. Contudo, se o parceiro estiver ou se já teve a herpes oral em algum momento da vida, ele não deve fazer o sexo oral na mulher. Isto porque há o risco do bebê ser contaminado pelo vírus da herpes durante o parto e este vírus pode ser mortal para os bebês.

Já o sexo anal não tem uma recomendação médica formal. Contudo, como na gestação há o maior risco de hemorroidas, devido ao aumento do volume de sangue na região, é interessante evitar este tipo de relação. Além disso, o sexo anal aumenta o risco da transferência de micro-organismos do ânus para a vagina, o que é especialmente perigoso para a gestante, já que ela é mais vulnerável a infecções.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários