Incompetência do colo do útero: causas, sintomas e tratamentos

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Incompetência do colo do útero consiste na incapacidade de manter uma gravidez e pode levar ao aborto ou parto prematuro

A incompetência do colo do útero é a incapacidade do colo uterino de manter uma gravidez. “Isto pode ocorrer porque ele é fraco ou mais curto do que o normal e tende a dilatar e afinar sem que haja contrações, somente pelo peso do bebê”, diz a ginecologista obstetra Viviane Lopes, do Femme Laboratório da Mulher.

A doença pode levar a perdas gestacionais a partir da 18ª semana, o aborto tardio. Partos muito prematuros, antes das 32ª semana, também podem ocorrer.

Cadastre-se

O diagnóstico precoce da incompetência do colo de útero faz a diferença entre a vida ou morte do feto. “Durante a gravidez deve-se realizar o diagnóstico precoce, antes de 18 semanas, com a análise dos antecedentes obstétricos juntamente com a avaliação do comprimento e aparência do colo uterino pelo ultrassom transvaginal”, afirma Lopes.

Após o diagnóstico, os médicos costumam orientar a cerclagem antes das 18 semanas. Trata-se de uma sutura cirúrgica que tem como objetivo manter o colo uterino fechado. O repouso absoluto também pode ser uma orientação médica.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários