Ácido fólico antes de engravidar

Por: Bruna Romanini

Photo Credit: Dana De Kuyper via Compfight cc

Saiba por que é importante consumir ácido fólico antes da gravidez

Ingerir suplemento de ácido fólico é essencial para todas as mulheres que pretendem engravidar. “A orientação é consumir a vitamina a partir de três meses antes da concepção e continuar até a 12ª semana de gestação”, afirma a ginecologista Anaglória Pontes, professora do Departamento de ginecologia de obstetrícia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.

O ácido fólico é responsável pela síntese de ácidos nucleicos, substâncias que participam da produção do código genético, proteínas e tecidos. “A vitamina ainda evita malformações neurológicas”, diz o ginecologista Newton Busso, presidente da Comissão Nacional Especializada em Reprodução Humana da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO).

Cadastre-se

Os problemas neurológicos são prevenidos porque o ácido fólico contribui para o desenvolvimento do tubo neural. O fechamento deste tubo ocorre nos primeiros dias da gestação, fase em que muitas vezes a mulher ainda não sabe que está esperando um bebê, daí a importância de ingeri-lo antes de engravidar. “São recomendados cerca de 400 miligramas de ácido fólico por dia”, diz Pontes.

Veja mais

dna-bebe
gravidez-sem-sintomas

Deixe uma resposta

Comentários