Ansiedade e estresse podem causar dificuldades para engravidar

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Entenda a relação entre o emocional da mulher e a fertilidade

A ansiedade ou o estresse podem afetar a fertilidade do casal, especialmente no caso da mulher. “Não se pode afirmar que o estresse seja a causa específica da infertilidade. No entanto, já é possível confirmar a ligação dele com regiões nervosas reguladoras de hormônios relacionados às funções ovarianas”, explica a ginecologista obstetra Cláudia Gomes, médica especialista em reprodução humana do Grupo Huntington.

Porém, para ocorrer uma influência significativa sob a regulação hormonal, o estresse ou a ansiedade devem ser intensos e constantes.

Cadastre-se

Alguns dos problemas que o estresse ou ansiedade podem causar são alterações no ciclo menstrual e até mesmo o cessar da menstruação. “Além disso, o hipotálamo, região do cérebro que coordena os processos hormonais e outras funções autônomas, regula atividades neuronais ligadas tanto ao estresse quanto às atividades sexuais, o que pode fazer com que os efeitos no organismo daí provenientes estejam relacionados”, diz Gomes. A ansiedade também pode levar à falta de libido.

A ansiedade e o estresse também podem afetar a fertilidade masculina, saiba mais sobre o assunto nesta outra reportagem do portal BebêMamãe.com.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários