As dores na gravidez: veja quais as mais comuns

Por: Bruna Romanini

Foto: sxc.hu

Saiba quais as dores na gravidez mais comuns e muito mais

Na gravidez o corpo da mulher passa por muitas transformações, portanto, é normal que ela sinta algumas dores ao longo das 40 semanas. Saiba quais são esses incômodos.

Enjoos e náuseas

Cadastre-se

É comum sentir este mal estar até 12 semanas de gestação. Ele ocorre devido às mudanças hormonais da gravidez. Descubra como aliviá-lo nesta outra reportagem do portal BebêMamãe.com .

Dor nos seios

Seus seios estão se preparando para a amamentação e por isso aumentam de volume. A mudança do tamanho pode causar dor, especialmente nas primeiras semanas de gravidez. Saiba como preparar seus seios para a amamentação ainda na gravidez nesta outra matéria do portal BebêMamãe.com. 

Dor lombar

É comum sentir dores na região lombar, especialmente com a gravidez um pouco mais avançada. “Durante a gestação o centro da mulher é modificado por causa do aumento da barriga. Assim, ela passa a projetar os peitos para frente no sentido de dobrar a coluna”, explica o ginecologista obstetra Sérgio Floriano Toledo, professor de obstetrícia da Faculdade de Ciências Médicas de Santos e diretor da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo.

Inchaço e dores nas pernas

Sentir-se inchada é comum durante a gestação e pode ocasionar dores nas pernas. “Isto ocorre devido à progesterona, hormônio importante para o desenvolvimento do feto, mas que leva a uma vasodilatação e geralmente a certo grau de inchaço. Caso o ele fique acentuadíssimo e a mulher tenha um grande ganho de peso pode ser um sinal de que a grávida está com hipertensão”, alerta a ginecologista obstetra Helaine Milanez, médica associada do Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Saiba como diminuir o inchaço na gravidez nesta outra matéria. 

Cólicas

É comum sentir cólicas durante a gestação, elas estão relacionadas ao crescimento do útero, no início da gravidez, e depois às contrações, quando a gestação está avançada. Porém, é importante contar ao seu médico sobre esta dor. Saiba tudo sobre cólicas na gravidez nesta outra matéria do portal BebêMamãe.com. 

Dor de estômago

A dor de estômago ocorre conforme o bebê cresce dentro do útero. Na gravidez o sistema digestivo também fica mais lento o que pode fazer com que a mulher sinta azia e refluxo.

Dor pélvica

Este incômodo é frequente e ocorre devido ao crescimento e enrijecimento do útero durante a gravidez.

Dor de cabeça

Dores de cabeça podem ocorrer ao longo da gravidez, mas não são muito comuns. “Desde que não venham acompanhadas de pressão alta, este incomodo é normal”, tranquiliza Toledo.

Dor na virilha

Ela ocorre devido ao crescimento do feto, portanto trata-se de um incomodo que tende a aumentar conforme a gestação se desenvolve.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários