Baby blues também afetam o pai, diz estudo

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Pesquisa canadense descobriu que 13% dos homens apresenta sintomas depressivos durante o 3º trimestre de gestação das parceiras

Uma pesquisa realizada pela McGill University do Canadá descobriu que os pais também podem sofrer com o famoso baby blues durante a gestação da parceira. A pesquisa contou com a participação de 622 homens cujas companheiras estavam no terceiro trimestre de gestação. A pesquisa durou 18 meses e constatou que entre os voluntários, 13.3% dos pais apresentou níveis elevados de sintomas depressivos durante a gestação da parceira.

Sintomas depressivos durante a gestação são um sinal de alerta para uma possível depressão pós-parto, o que mostra que os homens também podem passar por isso. Este estudo também relacionou qualidade do sono e depressão e descobriu que homens que tinham dificuldades para dormir apresentaram maior risco para a depressão. “Esta relação é importante, pois após o nascimento do bebê os problemas com o sono só tendem a piorar, o que poderia favorecer ainda mais uma depressão pós-parto”, alerta a pesquisadora e professora associada do Departamento de Medicina da MCGill University, Dra. Deborah da Costa.

Cadastre-se

A boa notícia é que se descobriu que a maioria dos fatores associados com a depressão nos homens podem ser tratados.  Para os estudiosos, a pesquisa traz à tona a importância de cuidar também da saúde mental do homem, especialmente durante a gestação da parceira e após o nascimento do bebê. “Tanto o pai quanto a mãe precisam de atenção especial dos profissionais de saúde durante a gestação e após o nascimento do bebê”, destaca da Costa.

Saiba mais sobre baby blues nas mulheres aqui.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários