Calcular o período fértil: veja como fazer

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Saiba como calcular o período fértil e o que fazer para aumentar as chances de engravidar

Calcular o seu período fértil é muito simples. Primeiro é necessário saber quantos dias dura o seu ciclo menstrual, os dias que levam de uma menstruação para a outra. Descobrindo isso, basta subtrair 14 dias do tempo total do seu ciclo. Some este número ao primeiro dia da sua última menstruação. O dia que der mais três dias antes e três depois é o seu período fértil.

Confira um exemplo: Uma mulher tem o ciclo de 30 dias. Dia 01/09 foi o primeiro dia de sua menstruação. Então: 30 – 14 = 16. E soma-se os 16 ao dia 01/09. Então o período fértil irá de 14/09 a 19/09.

Cadastre-se

É importante ressaltar que esta estratégia só vale para mulheres com o ciclo menstrual regular.

Contudo, é importante não deixar que a ansiedade pela chegada do período fértil atrapalhe. “Quem fica na busca do período fértil pode ser atrapalhado pela própria ansiedade.  Se o casal manter a média de duas a três relações por semana vai ter chances de engravidar. Pois, o espermatozoide sobrevive entre três e quatro dias”, explica o ginecologista obstetra Paulo Gallo, diretor médico do Vida – Centro de Fertilidade da Rede D’Or do Rio de Janeiro e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Também existe um teste para descobrir o período fértil, saiba mais sobre ele nesta reportagem do portal BebêMamãe.com.  Saiba como engravidar rápido aqui.

Veja mais

dna-bebe
gravidez-sem-sintomas

Deixe uma resposta

Comentários