Cuidados e riscos na segunda gravidez logo após a primeira

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

A segunda gravidez logo após a primeira pode causar problemas de saúde

É importante esperar pelo menos seis meses após o nascimento do primeiro filho para começar as tentativas da segunda gravidez. Caso a gestação ocorra antes deste período, algumas complicações podem ocorrer. “Se o primeiro parto for normal não há problemas. Porém, caso o parto anterior tenha sido cesárea, mais especificamente a mulher que já tem propensão genética de má cicatrização, há o risco de rompimento uterino durante a nova gestação” explica a ginecologista obstetra Karina Zulli, do Hospital e Maternidade São Luiz.

Por isso, nos casos de maiores riscos mencionados alguns cuidados são necessários. “A orientação é realizar exames específicos durante a gravidez para acompanhamento da área cicatricial anterior. Outro cuidado seria não permitir que a mulher entre em trabalho de parto na nova gestação, no intuito de não forçar a cicatriz anterior, evitando facilitação de rompimento uterino”, orienta Zulli.

Cadastre-se

Para quem pretende esperar um pouco mais para ter outro pequeno, o portal BebêMamãe.com elaborou outra reportagem sobre os melhores métodos anticoncepcionais para as lactantes.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários