Diabetes gestacional: esclareça suas dúvidas

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

A diabetes gestacional é controlada com a alimentação correta

O diabetes gestacional ocorre quando os níveis de glicose (açúcar) estão altos no sangue materno.  Ela ocorre porque os hormônios da gravidez podem dificultar a ação da insulina fazendo com que a glicose aumente no sangue materno. “Aproximadamente 90% das pacientes com diabetes gestacional tem uma deficiência de receptores de insulina previamente à gravidez, o que já diminui a ação da insulina no organismo”, observa a ginecologista obstetra Viviane Lopes, do Femme Laboratório da Mulher.

As chances da gestante desenvolver a doença aumentam quando ela está com sobrepeso ou obesidade antes de engravidar, já teve um filho com mais de quatro quilos, tem hipertensão, possui histórico familiar de diabetes e há o aumento do líquido amniótico (polidramnia).

Cadastre-se

O controle do diabetes gestacional ocorre principalmente com a orientação nutricional correta e exercícios. É importante que a gestante evite alimentos ricos em açúcar, industrializados e carboidratos simples, como o pão a farinha brancos. “Nos casos em que os níveis glicêmicos não se normalizam somente com a dieta e exercícios há a necessidade de associar o uso de insulinoterapia”, diz Lopes.

Uma das consequências do diabetes gestacional é o ganho de peso excessivo do feto, acima de quatro quilos. Cerca de seis semanas após o parto, as mulheres que tiveram diabetes gestacional devem realizar um teste oral de tolerância a glicose, sem estar em uso de medicamento antidiabéticos.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários