Dicas para as grávidas suportarem melhor o calor

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Veja boas maneiras das grávidas se refrescarem nos dias quentes

Passar calor não é fácil para ninguém, mas se você está grávida fica ainda mais difícil, especialmente no fim da gestação. As grávidas de fato sofrem mais nos dias quentes e para piorar, elas ainda têm ondas de calor. “As ondas de calor são muito frequentes, principalmente na região da cabeça e tórax. Elas ocorrem devido as alterações hormonais da gravidez como a queda dos níveis de estrogênio”, conta a ginecologista obstetra Heloisa Brudniewski.

Por isso, veja a seguir ótimas maneiras das grávidas se refrescarem nos dias quentes:  

Cadastre-se

Água, água e mais água

Este é um dos cuidados mais básicos nos dias quentes, mas que muita gente ainda esquece: beber água! Por isso, lembre-se, beba muita água! Mantenha sempre uma garrafinha de água por perto, e de preferência, deixe-a no congelador durante a noite, assim você terá uma água bem geladinha para o dia!

Atenção ao sódio

Grávidas incham com maior facilidade e no verão isso fica pior ainda. “Observo que mulheres no final da gravidez no inverno se queixam menos de inchaço do que aquelas que chegam a reta final da gestação no verão”, conta o ginecologista obstetra Marcelo Steiner.

Uma boa maneira de prevenir o inchaço é evitar alimentos ricos em sódio, como exagerar no sal nas preparações. Também é interessante evitar ficar muito tempo em pé e colocar os pés para cima quando puder.

Retire os anéis

Uma das regiões que mais incham na gestação são as mãos e dedos. Por isso, uma boa maneira de evitar perrengues é evitar usar anéis, assim você não corre o risco de ficar com um anel preso no dedo.

Vá ao shopping (ou qualquer outro lugar com ar condicionado)

Não tem ar condicionado na sua casa? Então, que tal aproveitar para dar um passeio no shopping ou qualquer outro lugar com ar condicionado? É uma boa maneira de se refrescar!

Apague as luzes

Está muito quente na sua casa? Então, se estiver de dia uma boa dica é apagar as luzes! As luzes acesas acabam fazendo com que o ambiente fique ainda mais quente.

Roupas claras, leves e pouco apertadas

Opte por roupas claras e leves no verão. Isto porque roupas escuras podem absorver o calor. Devido ao inchaço, outra boa ideia é evitar roupas apertadas. Além disso, roupas mais larguinhas são MUITO mais confortáveis.

Atenção aos horários

Se você puder, é interessante evitar sair de casa nos horários em que o calor é mais forte, entre 10:00 e 16:00.

Borrifador

Sabe os clássicos borrifadores? Uma ótima ideia para se manter fresquinha na gravidez é: comprar um borrifador, enchê-lo com água, colocá-lo na geladeira e deixar gelar. Depois, é só retirar e levar com você para onde for. Bateu um calor? É só dar uma borrifadinha!

Banhos

Tomar algumas chuveiradas a mais nos dias quentes é uma ótima forma de se manter fresquinha e diminuir o calorão!

Molhe os pulsos e nuca

Não dá tempo de tomar um banho? Então, vá na pia e molhe seus pulsos e a nuca. Esta atitude já vai ajudar muito a se refrescar.

Fonte consultada:

Clínica Mayo

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários