Dor nas costas na gravidez: causas e tratamento

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Saiba tudo sobre a dor nas costas na gravidez, entenda suas causas e o que fazer para aliviar

A dor nas costas na gravidez é um problema comum. “A principal causa disso é a própria alteração anatômica que a gravidez causa. Há um aumento na curvatura da coluna espinhal e o centro de gravidade da gestante muda, se a mulher não tem uma musculatura para segurar, ela apresenta dores nas costas”, explica o ginecologista e obstetra Fúlvio Basso Filho do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim.

Como prevenir a dor nas costas na gravidez

Cadastre-se

Algumas atitudes ajudam a prevenir a dor nas costas na gravidez. “Praticar atividades físicas desde o início da gestação irá preparar a musculatura para as mudanças que a gravidez causa e assim evitará a dor nas costas”, conta Fúlvio Basso Filho.  Usar cintas na gravidez também irá prevenir as dores nas costas.

Como aliviar a dor nas costas na gravidez

Quando a dor nas costas já está instalada boas opções para aliviá-la são massagens, acupuntura e fisioterapia. “Praticar exercícios como pilates e hidroginástica também ajuda. As cintas também são boas opções nesta fase”, orienta Fúlvio Basso Filho.

Quando estes métodos não aliviam as dores nas costas, alguns medicamentos podem ser utilizados. “Remédios para dor como anti-inflamatórios são contraindicados para as gestantes. O tylenol e o paracetamol podem ser utilizados”, afirma Fúlvio Basso Filho.

Confira outras dores comuns na gravidez nesta outra reportagem do portal BebêMamãe.com.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários