Duração de gravidez pode variar naturalmente por até 5 semanas

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Idade, peso e gravidez anterior da mulher também podem influenciar a duração da gestação

Uma pesquisa publicada na revista científica Human Reproduction fez algumas descobertas incríveis sobre o tempo de duração das gestações. Pela primeira vez, os pesquisadores puderam acompanhar duração da gravidez de 125 mulheres, desde o momento da ovulação, passando pela implantação do embrião no útero, toda a gestação e o momento do parto.

Os pesquisadores descobriram que o tempo médio de duração da gravidez desde a ovulação até o parto é 268 dias ou 38 semanas e dois dias. A conta que se faz atualmente considera 280 dias, 40 semanas, desde o primeiro dia da última menstruação, já que é muito difícil saber exatamente qual foi o período fértil da mulher.

Cadastre-se

Além disso, o estudo descobriu que o tempo de gestação pode variar naturalmente em até cinco semanas! “Ficamos um pouco surpresos com isso. Nós sabíamos que o tempo de gestação varia de acordo com cada mulher, mas achávamos que parte desta variação ocorria por erros no cálculo, o que descobrimos não ser verdade. Isto é fascinante!”, explica a pesquisadora Anne Marie Jukic, pós-doutora do
Instituto Nacional de Ciências de Saúde Ambiental.

O estudo ainda descobriu que quanto mais velha a mulher for, mais tarde o parto costuma ocorrer, cada ano a mais de vida da mulher aumenta em média um dia a mais na duração da gestação. Caso a mulher ganhe mais peso, as chances da gravidez durar mais também aumentam. Cada 100 gramas a mais no peso da mãe resultam em um dia a mais na gestação. Outra descoberta foi que quando a mulher teve uma gestação longa, as chances das próximas gestações também serem longas são altas.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários