Exames de ultrassom na gravidez

Por: Bruna Romanini

Foto: sxc.hu

Saiba o que são e como são feitos os exames de ultrassom na gravidez

O ultrassom permite criar imagens do bebê, da placenta, do útero e de outros órgãos por meio de ondas de som. O exame não é invasivo, não apresenta riscos para o feto ou para a grávida e permite que o médico tenha acesso a informações importantes sobre a saúde do bebê. Saiba quantos e quais os ultrassons recomendados ao longo da gestação, caso o feto e a mãe estejam saudáveis.

5ª a 8ª semanas

Cadastre-se

O ultrassom transvaginal é realizado logo no início da gestação, normalmente entre a 5ª e a 8ª semanas. O objetivo é calcular o tempo de gravidez e a data provável para o parto. Neste momento é possível visualizar o saco gestacional e o embrião.

12ª a 15º semanas

Entre a 12ª e a 15º semanas de gestação é feita a ultrassonografia de translucência nucal. “Ela é realizada para avaliar o risco de malformações genéticas e determinar a chance do feto vir a ter problemas de ordem genética. Também é observado o tamanho do bebê”, explica a ginecologista obstetra Márcia Pereira Bueno, professora de ginecologia e obstetrícia da Pontifícia Univesidade Católica de Campinas (PUCC).

20ª a 23ª semanas

Entre 20 e 23 semanas de gestação será feito o ultrassom morfológico. “Este exame irá verificar toda a estrutura do feto e checar se ela está normal”, diz Bueno.

28ª a 32ª semanas

Entre a 28ª e a 32ª semanas é feito outro ultrassom. “Desta vez é avaliado o crescimento fetal”, esclarece Bueno.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários