Gases na gravidez: causas e como diminuir

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Entenda por que os gases na gravidez são mais frequentes e o que fazer para diminuí-los

Os gases na gravidez ocorrem porque o intestino também sofre com a ação dos hormônios neste período. “Assim seu peristaltismo é diminuído, o que faz com que os alimentos demorem mais para passar por toda a sua extensão. Esse tempo maior permite às bactérias intestinais agirem por mais tempo nos alimentos e a fermentação é maior, o que acaba culminando com a produção maior de gases e diminuição do volume fecal, o que acaba também ajudando na constipação intestinal (prisão de ventre)”, explica o ginecologista obstetra Jurandir Piassi Passos, especialista em medicina fetal do Lavosier Medicina Diagnóstica.

Como diminuir os gases

Cadastre-se

Para diminuir os gases na gravidez é importante que a gestante diminua a ingestão de alimentos que podem sofrer fermentação, como massas, doces, raízes e algumas leguminosas como o feijão e também reduzir as carnes vermelhas. “A mulher deve aumentar a ingestão de fibras, como frutas, verduras e legumes, para aumentar a velocidade do trânsito intestinal. Frutas como o abacaxi e o mamão, que ajudam na digestão das carnes vermelhas, também podem ajudar a diminuir a flatulência”, afirma Passos.

Beba bastante água. “Não se esqueça que a água também é absorvida no intestino e se não tiver uma boa ingestão sua diminuição pode acabar ressecando as fezes e diminuindo a evacuação”, constata Passos. Evite bebidas gaseificadas, como os refrigerantes. Alguns medicamentos para o controle dos gases podem ser utilizados, mas converse com o seu médico antes de ingeri-los.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários