Gravidez após os 35 anos

Por: Bruna Romanini

Imagem: SXC.HU

A partir desta idade a fertilidade da mulher diminui, saiba o que muda nas tentativas para conceber

Com o passar do tempo a fertilidade da mulher diminui. Ela já nasce com uma quantidade determinada de óvulos, cerca de um milhão, e vai perdê-los com o passar dos anos. Além da quantidade, a qualidade destes óvulos também fica menor ao longo do tempo, por isso mulheres mais velhas têm maior dificuldade para engravidar. “35 anos é a marca em que as chances de conceber começam a diminuir fortemente”, diz o ginecologista Newton Busso, presidente da Comissão Nacional Especializada em Reprodução Humana da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO).

Até os 30 anos, as chances de gravidez em cada ciclo são de 25%, entre os 30 e 35 anos a probabilidade diminui para 20% e entre os 35 e 38 anos cai para 15%. Mulheres com 35 anos ou mais devem ficar atentas quando forem tentar engravidar. “Ela deve esperar por no máximo seis meses, se após esse tempo ela não estiver grávida, deve buscar ajuda médica”, orienta a ginecologista Anaglória Pontes, professora do Departamento de ginecologia de obstetrícia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.

Cadastre-se

Está chegando nos 35 anos, mas ainda não quer ter filhos? Existe um método para ter filhos mais velha, sem prejudicar a saúde, confira nesta outra reportagem do portal BebêMamãe.com. 

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários