A importância do vínculo entre pai e bebê na gravidez

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

A relação próxima entre o pai e o bebê deve começar desde a barriga, saiba como fazer isto

Durante a gravidez é muito importante que o pai já comece a estreitar os vínculos com o bebê que ainda está na barriga. Afinal, durante a gestação a mulher passa por mudanças físicas, com a barriga e o seio que crescem, que a ajudam a entender e se preparar melhor para a chegada do bebê.

Já o corpo do pai não passa por nenhuma alteração, por isso, é interessante que ele crie outras estratégias para se preparar emocionalmente para a chegada do bebê. “Por um lado, te afirmo que sim, é importante que o homem acompanhe a gestação para se preparar para as mudanças que irão ocorrer com a chegada do bebê. A questão do cuidado deve ser discutida, pensada e orientada para o pai, a fim de que ele vá se apropriando. Afinal, provavelmente a questão do cuidar nunca foi colocada para o homem, quando ele era menino, por exemplo, e queria brincar de casinha, não podia porque era ‘coisa de viado’”, explica o psicólogo Jorge Lyra, um dos fundadores do Instituto Papai.

Cadastre-se

Confira boas dicas de como o pai pode se aproximar do bebê ainda na barriga:

Converse com o bebê. Assim, o pequeno já irá reconhecer a voz do pai. Além disso, o pai começa a criar um espaço para o filho em sua vida.

Faça carinho na barriga. O feto sente o toque do pai. Então, uma boa ideia é o pai se oferecer para passar óleo ou o creme na barriga da mãe. Assim, além de acariciar seu bebê, a mãe também recebe um carinho ótimo.

Participe das consultas médicas. Desta maneira o pai se informa sobre os cuidados do bebê e como está a saúde do feto.

Esteja ao lado da mãe na hora do parto. A presença do pai no parto é muito importante para a mãe e o bebê. Vale ressaltar que o pai tem o direito de estar ao lado da mãe na hora do parto, ele não é visita, mas sim acompanhante.

Saiba como o pai pode estreitar os vínculos com o bebê e entenda a importância da relação do pai com o bebê. 

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários