Infecção na gravidez: as melhores dicas para evitar

Por: Bruna Romanini

Foto: Reprodução

Confira a seguir ótimas atitudes para prevenir as infecções na gravidez

Infecções na gravidez são algo sério e que podem causar diversas complicações, algumas podem inclusive aumentar o risco de má formação do bebê. Por isso, tomar alguns cuidados para prevenir as infecções na gravidez é muito importante. Veja quais são esses cuidados a seguir:

Manter uma boa higiene e lavar as mãos constantemente

Cadastre-se

Manter uma boa higiene é essencial para a prevenção de infecções. Procure lavar as mãos constantemente, especialmente se você estiver cuidando de uma criança. Caso não tenha sabonete e água disponíveis, utilize o álcool gel.

Cozinhe bem as carnes e atenção aos embutidos

Você adora uma carne mal passada ou aquele ovo com gema mole? Bom, durante a gestação é melhor evitá-los. Também evite carnes processadas, como presunto, peito de peru e salsicha, só coma esses alimentos se eles forem bem aquecidos.  Essas carnes processadas podem conter muitas bactérias que levam a doenças como a listeria. Saiba mais sobre listeria aqui.  Procure ingerir apenas carnes bem passadas e ovos com a gema bem cozida.

Evite leite não pasteurizado

É importante não ingerir leite não pasteurizado, e isto inclui derivados feitos com leite não pasteurizado, como alguns tipos de queijos. Preste especial atenção aos queijos brie, feta e queijo branco e só os ingira se na embalagem disser que eles são feitos com leite pasteurizado. Leite não pasteurizado pode conter bactérias perigosas e que aumentam o risco de infecção.

Converse com seu médico sobre Infecção Perinatal pelo estreptococo do grupo B

Uma em cada quatro mulheres possuem a bactéria que causa a Infecção Perinatal pelo estreptococo do grupo B, mas não se sentem doentes. Por isso, converse com seu médico sobre fazer um teste para descobrir se você possui esta bactéria ou não.

Atenção às vacinas

É importante tomar todas as vacinas indicadas para as gestantes. Veja quais são essas vacinas aqui.

Faça os exames necessários

É muito importante realizar exames para detectar doenças sexualmente transmissíveis como HIV, hepatite B, entre outras. Por isso, não se esqueça de pedir esses exames para o seu médico.

Evite contato com pessoas com doenças contagiosas

Evite o contato com pessoas que você sabe que estão com doenças contagiosas, como catapora e rubéola, especialmente se você nunca teve essas doenças e/ou não tomou as vacinas necessárias para a prevenção.

Cuidados com os gatos

Se você tem um gato é importante tomar cuidado na hora de limpar a caixinha de areia ou mexer nas fezes dos gatos em outros locais. Se puder, peça para outra pessoa recolher as fezes do gato. Caso você tenha que fazer isso, utilize luvas. Também é interessante evitar mexer na terra e se tiver que fazer isso, também utilize luvas.

Atenção aos roedores

Você tem um hamster ou algum outro roedor ou uma tartaruga? Então também é importante evitar o contato com as fezes destes animais, pois há o risco de contrair doenças. Peça para que outra pessoa limpe as fezes deles para você.

Vitaminas na medida certa

É importante tomar todas as vitaminas que seu médico orientar. Porém, evite tomar mais do que é orientado e também não ingira nenhuma vitamina ou suplemento sem antes falar com o seu médico.

Fonte consultada:

Academia Americana de Pediatria

Veja mais

umbigo-saltado-gravidez1

Deixe uma resposta

Comentários